A Organização Não-Governamental (ONG) Ação Moradia realizou o primeiro fim de semana da 21° Festa Junina em Uberlândia. Os primeiros dias do evento contaram com apresentações das bandas Cameloucos, Sociedade Livre, PaQua e do aclamado “Quadrilhão”, em que as quadrilhas da cidade convidaram os visitantes para dançar. A festa começou neste sábado (27), mas vai até o domingo, 18 de junho, das 18h à 00h na Praça Sérgio Pacheco, ao lado do Terminal Central.
A tradicional Festa Junina atrai cerca de 20 mil pessoas por ano pela comida típica, diversos shows e principalmente pelo aclamado Festival de Quadrilhas, que aconteceu pela primeira vez na cidade em 2011 e continua desde então. “Pioneiro no Triângulo Mineiro, o festival de Uberlândia é extremamente importante para a cultura junina de Minas Gerais, vale ressaltar que além das quadrilhas da cidade, a Festa Junina também recebe anualmente quadrilheiros de outras regiões. Iniciativas como essa são fundamentais para a preservação e valorização dessa cultura que tanto amamos”, conta Jadson Nantes, presidente da União Junina Mineira.
A festa é fechada para maior liberdade e segurança dos visitantes, além de ser cobrado uma quantia simbólica a partir de R$ 3 para entrada. Todo lucro será revertido para os projetos sociais da ONG Ação Moradia.

7° Festival de Quadrilhas

Artistas profissionais, das áreas de teatro, música e dança, contribuem no desenvolvimento dos talentos de apaixonados na arte de se dançar quadrilha. A cada ano os participantes se reúnem e juntam esforços para mais uma competição, que é um verdadeiro espetáculo da dança de quadrilha estilizada.
O concurso mantêm a tradição sem fugir da modernidade. Os grupos de quadrilhas apresentam uma dramaturgia própria no enredo, uma narrativa coesa nas coreografias e estética peculiar nos adereços.