Foto: Secretaria de Educação de Araguari
Diretores e Especialistas da Rede Municipal de Araguari reuniram-se na manhã de hoje, 06, na Capela do IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, para uma palestra com os Professores Doutores Joaquim Luís Medeiros Alcoforado e Antônio Manoel Rochette Cordeiro, ambos da Universidade de Coimbra/Portugal, com o tema “Planejamento de Políticas Educacionais Municipais”.
Por meio de um convênio firmado entre a Universidade de Coimbra, que é uma das cinco melhores universidades do mundo, com seus 727 anos de existência, e o IMEPAC, esse encontro com os pesquisadores europeus foi um evento específico para que pudessem repassar suas experiências com a educação básica para os educadores da Rede Municipal, conforme mencionou a Diretora Geral do IMEPAC, Divânia Araújo Freitas.
“Trouxemos o Prof. Alcoforado e o Prof. Rochette uma vez mais para que pudessem estar conosco no Congresso que está sendo realizado no IMEPAC. Além disso, definimos um evento específico para que os educadores da Secretaria Municipal de Educação pudessem ter a oportunidade de conhecer sobre a experiência de seus trabalhos em Portugal, de forma a nos ajudar a repensar nossas práticas. As experiências interessantes na educação básica de Portugal poderão nos ajudar a buscar um modelo adequado à nossa realidade”, finalizou Divânia.
Trabalhando em cinco municípios portugueses, a pesquisa realizada por um grupo liderado pelo Prof. Luís Alcoforado, Doutor em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e pelo Prof. Antônio Rochette, Doutor em Geografia, e professor de Letras da Universidade de Coimbra, tem como objetivo procurar ajudar os municípios a construírem suas políticas educativas a partir da realidade local.
Segundo Prof. Luís Alcoforado, o trabalho desenvolvido evoluiu um pouco, levando-os a buscarem fazer, em sequência, um planejamento de sua rede escolar. “O Planejamento Estratégico da Educação Municipal deve ser uma política de base local que encontre as melhores respostas para uma educação que se prolongue ao longo de toda a vida das pessoas e que se alargue a todos os passos de vida das pessoas, organizando o espaço educativo, compreendendo a especialidade da educação na cidade, de forma que as ações concretas de educação possam ter essa dimensão mais holística e transformadora, quer das pessoas, quer da comunidade ”, explicou o pesquisador.
Questionado sobre o intercâmbio de conhecimentos e realidades de Portugal e Brasil, referentes às comunidades participantes de seu projeto e a cidade de Araguari, particularmente, o Prof. Alcoforado ressaltou ser essa uma excelente oportunidade de troca de experiências, ao falar de todo o trabalho feito em terras portuguesas.
“Hoje, pretendemos apresentar nossa experiência, mostrando todos os passos, como diagnóstico, metodologia e análise de informações. Entendemos que possuímos idiossincrasias muito próprias, o que nos leva a tomar decisões muito pontuais e localizadas. Mas cremos que haverá interesse para as pessoas conhecerem esse trabalho que fazemos, como queremos, também, conhecer o que se faz aqui, no Brasil, e em Araguari”, salientou Prof. Alcoforado.