Estudo foi realizado com lojistas associados; maioria deve realizar promoções

Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Uberlândia aponta que 67% dos comerciantes da cidade estão otimistas com as vendas para o Dia dos Namorados, que é a terceira data mais relevante para o varejo brasileiro, atrás do Natal e do Dia das Mães. De acordo com o levantamento, é esperado um crescimento de cerca de até 10% no volume de vendas em relação à mesma data comemorativa do ano passado.
Apesar do otimismo, mais de 90% dos associados que participaram do estudo não esperam realizar vendas à vista. O cartão de crédito deve ser o meio de pagamento mais utilizado, segundo 67% dos lojistas. Já o crediário próprio ou o carnê, que algumas lojas ainda disponibilizam, foram citados como as principais formas de recebimento por 24% dos comerciantes.
“Essa é uma data de aquecimento do mercado. Mesmo com a situação financeira difícil, as pessoas presenteiam e não deixam o Dia dos Namorados passar em branco. Para isso, escolhem uma forma de pagamento que lhe convém e que melhor se adapta ao orçamento. Então, o comércio já espera que a maioria das compras seja no cartão de crédito e parceladas”, afirma o presidente da CDL, Cicero Heraldo Novaes.

Promoções

Para tentar atrair mais consumidores e ter uma venda maior, 54% dos lojistas associados à CDL Uberlândia pretendem realizar ações diferentes e também promoções.

Horário diferenciado

Na semana que antecede o Dia dos Namorados, 35% dos lojistas pretendem estender o horário de funcionamento até às 19h. Outros 20% vão atender até às 20h, principalmente floriculturas e comércios do segmento de vestuário. Mas 41% pretendem manter o expediente em horário normal (até às 16h).
Contudo, no domingo (11) dia que antecede a data comemorativa, 85% vão manter a rotina de funcionamento, ou seja, fechado no comércio de rua e horário de padrão nos shoppings. (Informações:Assessoria Serifa).