Além da meta de plantio de 30 milhões de árvores, projeto visa recuperar e proteger nascentes, matas ciliares e áreas degradadas
O governador Fernando Pimentel visitou ontem, (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, em Itabira, Território Vale do Aço, um dos viveiros de mudas do “Plantando o Futuro”, projeto coordenado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). É a primeira vez que Pimentel visita os trabalhos de campo do projeto, lançado em 2016. Dos R$ 30,5 milhões de investimentos via convênios, R$ 8,3 milhões já foram liberados. Já foram plantadas mais de 225 mil mudas de árvores nativas em áreas degradadas de diversos municípios no Estado, e 20 nascentes foram recuperadas.
Pimentel destacou os avanços do projeto desde a concepção, ainda no início do governo. Somente em Itabira, já foram concluídos o desenvolvimento de 800 mil mudas de árvores nativas do cerrado e da Mata Atlântica, para reflorestar 61 municípios da Serra do Espinhaço, beneficiando mais de um milhão de pessoas.
“Quando tomamos posse, eu falei com minha equipe que, se a gente plantasse em cada cidade do estado pelo menos mil árvores, teríamos 853 mil árvores plantadas. Depois, fui descobrir a dificuldade para ter as sementes, que não tínhamos nos viveiros do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Debatemos a questão por dois anos até lançarmos essa ideia de nos unir aos institutos parceiros do projeto. Hoje, dá gosto de ver este viveiro. É um dia de festa”, afirmou o governador.