A partir da próxima segunda-feira (12), a Nota Fiscal de Serviços Avulsa (NFS-a) passará a ser emitida exclusivamente pela internet. O documento deverá ser retirado no Portal da Prefeitura (http://udigital.uberlandia.mg.gov.br/nfsa/) por pessoas físicas que atuam como autônomos ou pessoas jurídicas não estabelecidas em Uberlândia, mas que prestam eventuais serviços na cidade.
Esta será a última semana em que o contribuinte precisará comparecer à plataforma de atendimento do Centro Administrativo, esperar na fila para receber a guia de recolhimento, quitar os valores e retornar ao guichê para buscar a nota fiscal. A mudança vai facilitar o procedimento aos prestadores de serviço, que poderão emitir a NFS-a de casa ou qualquer outro ponto com acesso à internet. Para a emissão online, o prestador de serviço (tanto PF quanto PJ) deve se credenciar. No caso de Pessoa Física, o cadastro e a senha podem ser feitas neste link. Caso haja dúvidas, está disponível na página um manual de como funciona o novo procedimento. Já o credenciamento e senha da Pessoa Jurídica são realizados apenas na diretoria de Fiscalização de Rendas Tributárias, no 1º piso do 2º bloco do Centro Administrativo. É necessário apresentar os documentos da empresa, como CNPJ.
Já cadastrado, o prestador de serviço deve acessar o sistema, preencher todos os dados da nota fiscal a ser emitida, gerar e pagar a guia de recolhimento. Após a confirmação à Prefeitura de que o imposto foi devidamente recolhido, o contribuinte acessa novamente o sistema e emite a Nota Fiscal de Serviços avulsa. (Ascom/PMU).