Comunicação DMAE

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), por meio do Programa Buriti, realizou na manhã desta segunda-feira (5), o plantio de 200 mudas nativas do Cerrado no Parque Linear do Córrego do Óleo, na zona oeste de Uberlândia. A ação faz parte do último dia de programação da 7ª Semana do Meio Ambiente e contou com a participação de autoridades, moradores do bairro Mansour e alunos de escolas públicas. A cerimônia contou ainda com a apresentação da banda do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado.
As mudas plantadas vão ajudar na recomposição da área. “É preciso que as pessoas entendam que esse plantio feito agora beneficiará futuras gerações e que a natureza precisa ser preservada por todos nós”, apontou Sérgio Vieira Attie, diretor-geral do Dmae. A iniciativa acontece ainda em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado todo 5 de junho.
A professora Raquel Pereira Soares, da Escola Municipal Valdir Pires, levou 14 alunos do 4º ano para participar do evento e também destacou a importância da ação realizada pelo Dmae. “Estamos estudando a questão do cuidado com o solo. Vi nessa ação uma oportunidade, já que é uma área perto da escola e muito visitada pelos meninos e meninas que moram no residencial [Córrego do Óleo], de mostrar aos alunos a importância de aprenderem a preservar o lugar que é deles”, explicou Raquel Soares. Ela e os estudantes ainda receberam mudas de espécies frutíferas para plantar na escola.
Os moradores também abraçaram a ideia de recuperar o local e participaram da iniciativa. A dona de casa Sebastiana Nunes, chegou cedo no parque linear e acompanhou todo o evento. Ela foi uma das representantes da comunidade que, junto ao diretor do Dmae, Sérgio Attie, fez o plantio de mudas. “Aqui é a nossa casa, quero ajudar a cuidar e ver esse lugar bem bonito”, disse a moradora. A amiga e vizinha, Virgínia do Espírito Santo da Silva também ajudou Sebastiana.