O Coletas Online, sistema utilizado pela Prefeitura de Uberlândia, foi tema de explanação nesta quinta-feira (1)

Teve início na tarde desta quinta-feira (1), a 7ª Semana de Meio Ambiente, realizada pela Câmara Municipal em a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico e do Departamento de Água e Esgoto (Dmae). A iniciativa ainda integra o ‘Junho Verde’ e propõe a utilização da educação ambiental para gerar mudanças de comportamento, bem como o uso consciente de recursos naturais.Durante a tarde deste primeiro dia (o evento encerra em 5 de junho), foram ministradas três palestras abordando a temática de gestão dos resíduos sólidos da construção civil e a destinação adequada das podas de árvores e roçagem. Uma das explanações foi sobre o sistema Coletas Online, que permite à Prefeitura de Uberlândia gerenciar todo o processo de destinação dos resíduos da construção de forma virtual.

O engenheiro ambiental e Fiscal de Posturas, André Luiz Calixto Pereira, responsável pelo Coletas Online, apresentou o sistema e falou sobre a importância desse acompanhamento. “Facilita a fiscalização e inibe o descarte irregular desses resíduos na cidade”, destacou.

Sobre o Coletas Online

As empresas que trabalham e transportam esse tipo de resíduos, como as de caçamba, são cadastradas no sistema Coletas Online e têm, obrigatoriamente, que informar todo o percurso desse resíduo, desde a coleta até a destinação final. No software, elas devem inserir dados da saída de um dispositivo para aluguel, com endereço e informações adicionais do locador, além de placa e dados do motorista do veículo. Também devem cadastrar dia e horário de recolhimento, os tipos, quantidade de materiais retirados e para onde serão destinados.

Já o destinatário final deve, no mesmo software, confirmar o recebimento dos materiais. Os clientes – construtoras ou não – das transportadoras podem acompanhar todo o processo de descarte no sistema e recebem automaticamente comprovantes da destinação correta do entulho.

Destinação final

Uberlândia recolhe, em média, mais de 45 mil m³ de resíduos da construção civil por mês. Em maio de 2017, por exemplo foram 46,901 m³. No primeiro mês do Coleta Seletiva (outubro de 2015) foram 29,410m³. “Isso mostra que estamos conseguindo conscientizar para a destinação correta e inibindo o descarte irregular”, enfatiza André Pereira.
Na cidade há sete destinatários finais cadastrados no sistema para esses materiais: um para madeira, um apenas para massa verde e cinco para resíduos chamados de classe A, como concreto e tijolos.

Descarte incorreto pode gerar multa

O descarte incorreto dos resíduos de construção civil pode gerar multa de R$ 831,17 a R$ 2.430,31, conforme a quantidade de material, reincidência e local. Em casos de locação de caçambas, a destinação irregular gera encargos para as empresas transportadoras. Já, em casos de pequenos construtores que pagam carroceiros, caminhoneiros ou transportadoras não cadastrados pela Prefeitura para realizar o descarte, a multa é gerada para o dono da obra.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 7ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE!

Quinta-feira (01/06)

Noite
Local: Auditório Cícero Diniz – Centro Administrativo
19h às 22h
– 1ª Palestra: Energias Renováveis Fotovoltaica
Palestrante: Walter Luiz Alves Oliveira Júnior, coordenador de Engenharia da Alsol

– 2ª Palestra: Fauna e Flora da Região do Parque Estadual do Pau Furado (IEF)
Palestrante: Leonardo Massamitsu Ogusuku, Gerente do Parque Estadual do Pau Furado

– 3ª Palestra: Apresentação de resultados de monitoramento de fauna nas áreas de influência das Usinas CCBE
Palestrante: Guilherme Coelho Melazo, Coordenador Sócio Ambiental CCBE

Sexta-feira (02/06)
– 8h – Visita técnica à BRF Brasil Foods

– 14h – Visita Espaço Botânico Plantas Ornamentais – Parceria com o Instituto Alexia (Uberlândia Refrescos) – Oficina de reciclagem com plantio de mudas.
Participantes: Alunos da Escola Estadual Nelson Cupertino – Bairro Pacaembu

Local: CDL – Câmara de Dirigentes Lojista – Av. Belo Horizonte nº 1290, Osvaldo Rezende
– 19h
– 1ª Palestra: Qualidade de Vida e Saúde Quântica
Palestrante: Luciano Caixeta Cunha, coaching em Saúde Quântica e Qualidade de Vida
– 2ª Palestra: Jogue Limpo, óleos lubrificantes – Logística Reversa
Palestrante: Terêncio José, biólogo e especialista em planejamento ambiental

Sábado (03/06)
– 9h – Vista técnica à Empresa Valoriza Fertilizantes Resíduos Orgânicos
Público: Universitários

Domingo (04/06)
Local: Tenda do Moreno
– 9h – Entrega de certificados aos participantes no curso de brigadistas
– 9h às 11h – Blitz educativa – Rotatória da Tenda do Moreno
Realização: Polícia Militar de Meio Ambiente e IEF

Segunda (05/06)
Local: Córrego do óleo – Av. Rio Mississipi esquina com a Rua Jamile Callil Attie (em frente ao Condomínio Córrego do óleo)
– 9h
– Banda do 36º BIMTZ
-Plantio de 200 mudas e doações de mudas frutíferas para comunidade
Realização: Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e Programa Buriti (DMAE) e
Polícia de Meio Ambiente

Tarde
Local: Parque Municipal Victorio Siquierolli
14h
– 1ª Palestra: Promoção do desenvolvimento Sustentável Agenda 20/30
Palestrante: Simone Siquierolli
– 2ª Palestra: Aves Silvestres (Psitacídeos)
Palestrante: Eduardo Laynes

– Concurso de desenho e frases para marcador de livros – ONG Instituto Resgatando o Impossível (Escola do Bairro Esperança)