Ascom/PMI – Foto: Frederico Marú

A melhor maneira de combater doenças é, sem dúvida, adotar hábitos saudáveis e realizar exames preventivos. Com essa argumentação, o médico ginecologista, Paulo Eduardo Rodero, do Centro da Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Ituiutaba, abriu a I conferência Municipal de Saúde das Mulheres.
O evento aberto pelo Secretário de Saúde, Elias Hércules Neto é o primeiro de três a ser realizado nesta semana, é totalmente aberto ao público em geral. A partir das discussões das temáticas propostas nesta jornada de conferências, a Secretaria de Saúde estará elaborando o Plano Municipal de Saúde, PMS para o triênio 2018-2020.
Nesta quarta-feira, 31 a I Conferência de Saúde da Mulher, tratou sobre a “Saúde das Mulheres: Desafio para Integralidade com Equidade”. A reunião serviu como momento essencial para ampliar a discussão sobre a saúde das mulheres no país e uma oportunidade de reafirmar direitos, assegurar avanços e apontar desafios e soluções para a consolidação dessa política.
Dando sequência às conferências temáticas, nesta quinta-feira, 01 de junho de 2017 acontecerá a conferência da Vigilância em Saúde, com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público e de Qualidade”. O objetivo é estender as discussões em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolver ações para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde.
O encerramento dos eventos acontecerá nesta sexta-feira, 02 de junho com a VI Conferência de Saúde, que traz o tema “Prevenção e Promoção da Saúde”. Esta conferência tem como objetivo iniciar o trabalho de produção de um Plano Municipal de Saúde coerente.
O tema escolhido tem objetivo de promover avanços na prevenção e promoção de saúde. Serão trabalhados temas como: gravidez na adolescência; drogas, cigarros e bebidas; incidência de internações nos últimos 03 (três) anos; incidência de óbitos; nutrição infantil; saúde mental; judicialização e medicalização.
Todos os eventos estão acontecendo na Câmara Municipal de Ituiutaba, entre 08h às 12h30m, e contarão com seguinte programação padrão: Credenciamento, abertura, palestra e debate, Coffee break, grupos de trabalho e propostas, exposição e votação das propostas, votação dos delegados representantes, encerramento e entrega dos certificados.