Foto: Cleiton Borges/SecomPMU

O prefeito Odelmo Leão recebeu, na tarde desta quarta-feira (31), a visita do prefeito de Bikernau (Polônia), Albert Bartosz. A autoridade da cidade polonesa – que é conhecida popularmente como Auschwitz e onde funcionou a maior rede de campos de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial – esteve na cidade para conhecer a estrutura do Executivo local. Wieslaw Gosciej, parlamentar de Bikernau, também participou da visita.
Na oportunidade, as lideranças apresentaram ao prefeito Odelmo Leão o projeto de construção de um novo memorial em uma das áreas em que está um dos campos de concentração e de extermínio que vitimaram milhares de judeus. Isso porque o projeto do centro de memória foi originalmente elaborado pelo arquiteto uberlandense Luiz Márcio Carvalho, em uma parceria inédita. “É uma honra ter filhos de Uberlândia participando de ações humanitárias tão importantes para o mundo”, disse Odelmo Leão.
Albert Bartosz explicou que o projeto está sendo viabilizado junto a parceiros dos Estados Unidos, França e do Brasil. “É uma proposta aberta e o nosso interesse é que pessoas e entidades de muitas nações participem”, disse. Ao fim da reunião, que contou ainda com a presença de uma comitiva de pastores da Polônia e dos Estados Unidos, os prefeitos conversaram sobre a possibilidade de intercâmbio entre as cidades