Vice-governador com empresários no Hotel Presidente

O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, de passagem ontem por Uberlândia, almoçou ontem com empresários da ACIUB – Associação Comercial e industrial de Uberlândia no Hotel Presidente e ouviu atentamente relatos dramáticos sobre a política tributária do atual governo estadual. O presidente da ACIUB, Fábio Pergher, que liderou o seleto grupo, fez um relato das dificuldades que as empresas enfrentam para competir no mercado mineiro e disse que, se continuar a atual política tributária arrecadadora gerida pelo atual governo, algumas das mais importantes empresas deste município poderá se transferir para outros Estados. Pergher, que comanda uma das mais importantes indústrias mineiras de bens de consumo (produtos químicos para higiene e limpeza), disse ao vice-governador que em consequência do atual regime tributário mineiro está a perder mercado para concorrentes de outros Estados.
O vice-governador disse aos empresários que rompeu politicamente com o governo de Fernando Pimentel porque ela não cumpriu o acordo que ambos acertaram através do qual o PT de Pimentel e o PMDB de Andrade se esforçariam para promover reformas tributárias e sociais para executar em Minas uma gestão administrativa que privilegiasse a modernização do processo de produção de bens econômicos e serviços. Como Pimentel, segundo o vice, não cumpriu o que foi acertado quando ambos formalizaram a chapa majoritária para disputar o Governo em 2014, Antônio Andrade decidiu denunciar a coligação e se afastar do Governo.
Antes da reunião-almoço, em entrevista ao MGTV Primeira Edição, o vice-governador disse: Eu não faço parte do governo por vários motivos. Primeiro porque aquilo que nós combinamos durante a campanha não foi cumprido. O Estado está parado, não há desenvolvimento. O governador tem declarado várias vezes que não fará as reformas que precisam ser feitas e o Estado não cresce, tendo diminuído cada vez mais a importância no cenário nacional”. Andrade deixou claro aos empresários que se o mandato do Pimentel for interrompido pela Justiça em decorrência de processos em andamento, ele está preparado para assumir o cargo de governador e promover as mudanças necessários para enfrentar, com realismo, as dificuldades que hoje enfrenta Minas Gerais. Queixaram-se da política tributária e confiscatória do Estado, além do empresário Fábio Pergher, outros diretores da ACIUB, entre os quais Rogério Nery que foi secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, e os vice-presidentes da Associação Humberto Carneiro, do setor financeiro; Sérgio Tannus, da construção civil e Eduardo Attiê, do Comércio. A crise política e econômica nacional também foi tema de conversa e os empresários revelaram total apoio às reformas Trabalhista e Previdenciária defendidas pelo governo do presidente Temer.

Com o prefeito Odelmo Leão

Após o almoço com os empresários, o vice-governador, que é presidente do Diretório Regional do PMDB fez uma visita de cortesia política ao prefeito Odelmo Leão que é do Partido Progressista. Visita de cortesia entre políticos é mera formalidade, mas segundo o prefeito, o encontro foi civilizado e com muito respeito. O momento político na União e no Estado foi comentado por ambos que são tradicionais atores políticos em Minas Gerais.
Relacionado