A população de Araguari será beneficiada com o retorno das cirurgias cardíacas feitas na Santa Casa de Misericórdia através de convênio com a Prefeitura.
Na última terça-feira (23), a Câmara de Vereadores de Araguari aprovou o Projeto de Lei Nº 098/2017, que autoriza a celebração de convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Araguari para a realização de cirurgias cardíacas de alta complexidade.
O projeto prevê um repasse no montante de R$ 45.403,98 (quarenta e cinco mil, quatrocentos e três reais e noventa e oito centavos) mensais, para custear duas cirurgias por mês, atendendo assim a população de Araguari.
O Secretário de Saúde, Dr. João Batista Arantes, destacou a importância desta conquista para a saúde do município. “A celebração deste convênio é justificada, tendo-se em vista a dificuldade do município em atender as necessidades da população no que se refere aos procedimentos de cirurgia cardíaca de alta complexidade, sobretudo por conta da indisponibilidade do HC-UFU. Desta forma, a celebração do convênio com a Santa Casa possibilitará atender aos pacientes da lista de espera e as ações judiciais vigentes”.
“Muitas pessoas estão à espera há mais de ano por essas cirurgias, e agora os moradores de Araguari terão um atendimento específico, conforme o cronograma interno, para fazer a cirurgia cardíaca na Santa Casa de Misericórdia. O retorno destas cirurgias é uma conquista no que diz respeito à saúde no nosso município, pois contribuirá para os pacientes que têm suas atividades diárias prejudicadas por falta desse serviço”, disse Warley Maravilha, vereador (PMB).
Esperando há dois anos na fila, Joaquim Mendonça Ferreira, 68 anos, ficou muito contente com o retorno das cirurgias na cidade. “Com o passar do tempo fui perdendo o fôlego, o que me limita em fazer coisas simples como andar sozinho. Meu sonho é voltar a ter uma vida normal como antigamente, e agora tenho a certeza que logo poderei operar de graça, pela Prefeitura”, falou emocionado.
O Vereador Cláudio Coelho (SD) disse que o retorno das cirurgias cardíacas mostra mais uma vez o cumprimento de promessas feitas durante a campanha eleitoral pelo Prefeito Marcos Coelho (PMDB).
“Em seu primeiro mandato como prefeito, Marcos Coelho também realizou convênio semelhante e ofereceu para a população esse procedimento cirúrgico. A administração posterior, contudo, cortou o convênio; e agora, novamente como prefeito, “Marcão” retoma a realização das cirurgias, o que mostra o comprometimento dele com a saúde de Araguari”, destacou o vereador.
O médico e vice-prefeito Clayton Fernandes explicou sobre a obrigação de poder público em investir na saúde. “Todos os municípios brasileiros são obrigados a destinar 15% de seu orçamento para a saúde municipal. Em menos de seis meses que estamos à frente da Prefeitura de Araguari, já ultrapassamos em muito essa obrigatoriedade e agora, com a realização das cirurgias, vamos destinar muito mais. Um projeto como este, aprovado pela Câmara dos Vereadores, e que entrará em vigor brevemente, demonstra nosso comprometimento e, principalmente, a responsabilidade que temos enquanto gestores públicos com cada cidadão araguarino”.

Pacientes Araguarinos

Os pacientes araguarinos que necessitam de cirurgias cardíacas se encontram na fila do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – HC-UFU, que informou através da assessoria do diretor geral da clínica, Dr. Crosara, que está renegociando com a Prefeitura de Uberlândia o número desse tipo de procedimento a ser realizado bem como as novas contratações de profissionais da área.
O objetivo da equipe hospitalar é chegar a até 30 cirurgias cardíacas por mês, a partir de junho. No contrato atual, a clínica pode realizar cerca de 20 desses procedimentos, mas o Dr. Crosara alegou que não é possível chegar até esse número atualmente, sendo que são realizadas aproximadamente 16 a 18 atendimentos mensalmente.
Além dos problemas de cirurgias, o diretor do hospital contou que o número de leitos que a população utilizava foi diminuído de 516 para 325 por conta de uma séria crise econômica na clínica em 2016. Atualmente, a lista de espera para cirurgia cardíaca no HC-UFU é de cerca de 200 a 225 pessoas, sendo que 25 deles já possuem exames prontos para serem atendidos. Informações: Ascom/PMA