Minas Gerais tem o maior plantel nacional de equídeos e é berço das raças mangalarga marchador, campolina e jumento pêga

Os tradicionais julgamentos de equídeos na pista de grama do Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, são uma das atrações da 57ª Exposição Estadual Agropecuária, que acontece entre 1º e 4 de junho.
Cerca de 800 dos melhores exemplares das raças árabe, campolina, jumento pêga, mangalarga marchador, pampa e pônei mostrarão a força e a representatividade econômica e de lazer desses animais. Minas Gerais possui o maior plantel nacional de equídeos, com cerca de 758 mil animais, e é berço das raças mangalarga marchador, campolina e jumento pêga. A 57ª. Exposição Agropecuária contará com animais de Minas e, também, procedentes do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Sergipe. Os julgamentos irão avaliar e premiar os melhores exemplares entre aqueles que mais se aproximam do padrão morfológico ideal de cada raça. Serão avaliados também o desempenho, a marcha e a apresentação com os cavaleiros na pista de grama.

Árabe

São 60 animais na pista de julgamentos. O presidente do Núcleo do Cavalo Árabe, Silvio Barbosa, destaca a novidade deste ano com a participação do juiz americano David Boggis, considerado o melhor apresentador de julgamentos da raça. “Vários animais presentes na exposição estadual já correram o mundo. É uma raça que atrai investidores e compradores internacionais e que está em franca expansão no Brasil”. Ele informa a participação de exemplares campeões provenientes de planteis de Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Entre as características desta raça estão o porte imponente e a resistência dos animais.

Campolina

A presidente do Núcleo do Cavalo Campolina da Grande BH, Adriana Morais, diz que “a Exposição Estadual é a mais importante vitrine de divulgação da raça e funciona como um parâmetro para outras exposições do país que acontecem no decorrer do ano”.
Serão 150 animais que disputarão provas morfologia e marcha. Os exemplares virão dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais.
Adriana Morais informa que este ano terá o evento “Campolina Rosa”. “Trata-se de uma marcha das mulheres da associação em desfile na pista da Gameleira para estimular a participação feminina e de toda a família na equitação”, explica. O campolina é um animal dócil, versátil e de fácil adestramento. Essa marcha ocorrerá no sábado, 3 de junho, a partir das 11h.

Jumento Pêga

Cerca de 200 animais estarão na pista de julgamentos do Parque da Gameleira. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Jumento Pêga (ABCJPêga) Márcio José de Campos argumenta que é “crescente a procura pelo animal, cuja raça é ideal para o cruzamento com diversos tipos de éguas para a produção de híbridos (burros e mulas). Estes animais têm forte potencial para trabalhos no campo como, por exemplo, a lida diária com o gado”, informa.
O evento vai comemorar o aniversário de 70 anos da ABCJPêga que, segundo ele, representa a força e a presença da raça nos diversos planteis existentes pelo Brasil. Outra novidade será um shopping instalado especialmente em espaço que terá mais de 50 animais da raça à venda durante a programação do evento. O jumento pêga é uma raça rústica ideal para a lida no campo.