Dilson Dalpiaz em reunião da Amitam – Créditos: Araípedes Luz

Prefeitos, secretários e gestores dos 30 cidades que integram a Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana (Amitam) se reuniram no Auditório Cícero Diniz, na manhã desta sexta-feira (26), para discutir políticas que fomentem o turismo na região. Ao todo, 11 cidades mineiras e 19 paulistas integram o circuito. Durante a reunião, que acontece mensalmente e foi concomitante ao 15º Encontro de Hotelaria e Gastronomia Mineiro, foi ressaltada a necessidade de se criar projetos consolidados que valorizem as particularidades e potenciais turísticos de cada uma das localidades.
De acordo com Dilson Dalpiaz, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, o fato de Uberlândia sediar o encontro é muito importante uma vez que está inserida em um circuito turístico que abrange não apenas o Triângulo Mineiro, mas também outros municípios do interior de São Paulo. “Reuniões assim geram proximidade e intercâmbio de vários segmentos de cultura e economia, bem como diversas possibilidades de desenvolvimento do turismo”, afirmou. Ainda segundo o secretário, a oportunidade de integrar um circuito que inclua diversas cidades possibilita a discussão de múltiplos interesses. “Isso enriquece muito a visão e o planejamento do turismo”, completou.
Durante o encontro, o presidente da Amitam e prefeito de Sacramento, Wesley de Santi de Melo, ressaltou a relevância da associação. “Ela é o meio pelo qual os municípios podem receber verbas estaduais e federais, além de viabilizar a discussão de assuntos de interesse de cada área específica”, disse. Ele também lembrou da importância da organização documental para requerer o ICMs turístico junto ao estado.

Turismo em Uberlândia

Uberlândia se destaca nacionalmente no turismo de negócios, por seu posicionamento estratégico e investimentos, e tem ganhado cada vez mais espaço também no turismo comercial, com o 2º mercado consumidor do estado. O município detém o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Triângulo Mineiro, é o 4º do interior do