Deputado estadual Felipe Attiê (Informações e foto:  Jornalista Paulo Monteiro

Alunos estão tendo aulas em um local improvisado e sem nenhuma infraestrutura
O deputado estadual Felipe Attiê (PTB) participou na manhã desta sexta-feira (26/05) do protesto dos alunos, professores e comunidade da Escola Estadual 13 de Maio, em Uberlândia, que está funcionando precariamente em uma casa alugada onde não existe nenhuma condição dos jovens estudarem.
Para o parlamentar, os alunos não merecem continuar estudando em salas improvisadas e apertadas, num local onde os banheiros não comportam a quantidade de pessoas que estudam e trabalham na escola. “É um verdadeiro acampamento”, denuncia o deputado.
Felipe Attiê está convocando uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para exigir que a Comissão de Educação tome providências para que o dinheiro da construção da nova escola 13 de Maio seja liberado.
Para isso, o parlamentar protocolizou um ofício dirigido à Secretária de Educação, Macaé Evaristo, solicitando providências urgentes para resolver este problema. “Denunciaremos também no Ministério Público as condições de funcionamento da Escola 13 de Maio pois da forma que está não pode ficar”, declarou o deputado.
A Escola Estadual 13 de Maio funciona de maneira improvisada, desde 2010, em uma casa alugada na rua Tupaciguara, no bairro Aparecida, região central de Uberlândia e, por isso, tem 11 salas de aula adaptadas, com até 20 alunos cada, armários formando paredes e portas de algumas das salas e, quatro banheiros, que foram ajustados para utilização. A instituição de ensino, que atende alunos de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), também tem quatro riscas no chão da entrada da garagem que marcam o espaço da educação física e não conta com laboratórios.
A improvisação da casa ocorre porque o prédio que abrigava a instituição, na avenida Monsenhor Eduardo, foi interditada pela Defesa Civil, também em 2010, por problemas na estrutura.
“Não há mais como postergar a reconstrução da Escola Estadual 13 de Maio. O prejuízo dos alunos é enorme criando uma defasagem no seu aprendizado que talvez não possa ser recuperado das péssimas condições em que estão abrigados a estudar”, complementou o deputado Felipe Attiê.