A Ação visa aproximar o trabalho policial da população por meio de bases móveis e reduzir os índices de criminalidade

A atuação setorizada da Polícia Militar de Minas Gerais é a mais nova estratégia da instituição para combater e reduzir ainda mais os índices de criminalidade no estado. O projeto Segurança Comunitária será iniciado em Belo Horizonte e prevê uma maior aproximação do trabalho da PM junto ao cidadão e a comunidade, aumentando a sensação de segurança e o trabalho de patrulhamento da cidade.
O projeto foi apresentado nessa quarta-feira (24/5) pelo comandante-geral da PM, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, para empresários e entidades de classe de diversos setores, durante reunião na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
A ação integra o Programa Mais Segurança, criado pelo governador Fernando Pimentel, e já realizou uma série de investimentos na segurança pública em toda Minas Gerais, permitindo, após seis anos, a redução do número de crimes violentos no estado.
O Segurança Comunitária, principal ação da segunda etapa do Mais Investimentos, prevê a divisão da capital mineira em 86 territórios, onde serão instaladas bases comunitárias, constituídas por uma van, equipada com câmeras de videomonitoramento, rádios digitais e equipamentos de segurança.
Nelas, também serão realizadas o registro de ocorrências, por meio de sistemas informatizados. Além disso, cada uma das bases contará com duas motocicletas – no total serão 172 – para o patrulhamento da região e atendimento de ocorrências. Todo o trabalho soma-se ao serviço de radiopatrulhamento já realizado na capital.