Foto: Israelenses na ACIUB

O vice-presidente da ACIUB, Paulo Romes Junqueira recebeu ontem na sede da Associação, os advogados israelenses Dr. Carlos Itamar Pimenta Jajewsky e Dr. Henrique Szajnbrum que vieram a Uberlândia apresentar sistemas industriais de Israel para negócios no setor de produção de energia limpa através resíduos de lixo. Segundo o advogado israelense, a moderna tecnologia de produção de biogás gerado em aterros sanitários e em abates e processamento de produtos animais poderá não só produzir energia limpa, mas também contribuir para a limpeza e sanidade de ambientes.
Numa exposição objetiva e clara, em bom Português, o Dr. Carlos Itamar, que nasceu no Brasil e vive há mais de 40 anos em Israel, descreveu o processo de produção de biogás em um modelo de usina desenvolvido com tecnologia israelense ofereceu o modelo a empresários uberlandenses que poderão investir na iniciativa com amortização do capital investido em um tempo de 4 a 6 anos.
O projeto de uma usina de porte médio para utilização de lixo para gerar energia, segundo Carlos Jajewsky, para gerar 1 a 1,5 megawatts de energia poderá custar até US$ 14 milhões e a edificação da usina poderá ser feita em uma pequena área de até 500 m2 localizada em um parque industrial.
O empreendimento proposto poderá ser implantado com assistência técnica e gerencial da empresa S. G. BRUM, representante das Usinas Operacionais. Esta empresa não participa de financiamento nem vende tecnologia. Propõe-se ajustar o negócio através de contrato para construir uma usina sob sua gestão através de uma empresa credenciada no Brasil e entregá-la funcionando com todos os direitos e garantias ao cliente. Além disso, a empresa credenciada no Brasil se compromete a monitorar o projeto até o ponto em que o empreendedor estiver apto a conduzir o negócio.
Vários empresários locais presentes na reunião, estimulados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico estudam o projeto e o investimento com atenção e interesse.