Mensalmente, o Núcleo de Educação para a Mobilidade Urbana e Cidadania da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) visita escolas e empresas de Uberlândia para conscientizar o público e reforçar a importância da colaboração para um trânsito mais seguro. Neste mês, as atividades foram intensificadas e voltadas para a divulgação dos princípios do Maio Amarelo, movimento nacional pela segurança viária e mobilização social pautada no debate das responsabilidades e do comportamento adequado dos usuários das vias.
Desde o início do trabalho atrelado ao Maio Amarelo, foram visitadas escolas municipais, estaduais e particulares nos períodos da manhã e tarde, bem como outras instituições. A iniciativa levou para sala de aula palestras sobre construção de valores, travessia na faixa de pedestres, uso do cinto de segurança, atenção no embarque e desembarque, obediência à sinalização, perigos do trânsito, respeito à velocidade da via e o papel de cada pessoa enquanto condutor, pedestre e passageiro.
Além das palestras, a Settran realizou patrulhas com foco na educação e fiscalização do trânsito na porta das escolas. Uma parceria com os grupos de escoleitros de Uberlândia possibilitou a distribuição de material informativo no Parque do Sabiá, entorno do Terminal Central e porta de empresas. As atividades acontecem até o final do mês em instituições como Escola Municipal Professor Valdemar Firmino de Oliveira, Colégio Nacional, Escola Municipal Olhos D’água, Colégio Monteiro Lobato e Adeviudi.