Informações do jornalista Paulo Monteiro

Assembleia vai criar força-tarefa para fiscalizar postos de pesagens em estradas mineiras
Caminhoneiros apontam suspeita de fraudes em balanças de verificação de cargas

O deputado estadual Felipe Attiê participou nesta terça-feira (23/05) de uma audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). Na oportunidade, foram debatidos as denúncias feitas por caminhoneiros que transitam pelas estradas de Minas Gerais onde balanças de pesagem variam de peso de uma para outra, não mostrando os mesmos valores para uma mesma carga, especialmente as balanças localizadas nas cidades de Pratápolis e Arceburgo, ocasionando grande prejuízo aos caminhoneiros.
Em seu pronunciamento, o deputado estadual Felipe Attiê (PTB), que é o presidente da Comissão, lembrou da importância do caminhoneiro para o país, que é um grande aliado do consumidor brasileiro no transporte de suas mercadorias. Para o parlamentar, é necessário que o DEER (Departamento de Edificações Estradas e Rodagem) também investigue a fundo o problema da balança na cidade de Monte Carmelo.
“A cidade de Monte Carmelo, grande produtora de cerâmica do estado de Minas Gerais e cidade importantíssima do Triângulo Mineiro tem passado muitos problemas em relação a multas injustasaplicadas aos caminhoneiros devido à diferença na aferição de peso na balança na rodovia MG-190. O deputado Attiê requisitou ao DEER que inclua Monte Carmelo nesse processo de averiguação, para que os ceramistas daquela região não sofram mais multas indevidas.
Também foi aprovado requerimento que propõe criar uma força-tarefa conjunta com o DEER e a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, visando fiscalizar e solucionar os problemas apresentados pelos caminhoneiros.
A diretora de fiscalização do DEER-MG, Maria Luíza Monteiro, concordou com a proposta do deputado Felipe Attiê de criação de uma força-tarefa para fiscalizar todas as balanças de pesagem no estado de Minas Gerais.