Apoio à inovação tem a participação da Codemig, que se junta ao Sebrae para financiar consultoria especializada às empresas que queiram inovar produtos ou processos

O Programa Codemig de Incentivo ao Micro e Pequeno Empreendedor, lançado no fim do ano passado, atraiu 725 pedidos de consultoria tecnológica e de inovação em um período de apenas dois meses.
A iniciativa estimula a inovação, vista como essencial à sobrevivência e ao crescimento de empresas dos mais diferentes segmentos, e tem a parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas).
O volume total de recursos chega a R$ 40 milhões, que estão sendo destinados a consultorias tecnológicas a projetos ligados a setores como biotecnologia e economia criativa (design, moda, gastronomia e audiovisual), por meio do programa Sebraetec.
O convênio entre Sebrae e Codemig tem o objetivo de fomentar e fortalecer as micro e pequenas empresas (MPE) e os microempreendedores individuais (MEI), a fim de aumentar a participação desses segmentos no Produto Interno Bruto (PIB) estadual e nacional.
O Programa Codemig de Incentivo ao Micro e Pequeno Empreendedor foi estruturado a partir de cinco pilares:
– promover o fortalecimento das MPE, fortalecer a inovação como diferencial competitivo;
– propiciar um ambiente favorável à sobrevivência dos micro e pequenos negócios;
– criar condições para crescimento;
– estimular a diversificação da economia do estado a partir da geração de emprego e renda.
O Sebraetec é um programa consolidado, pois teve o seu início na década de 1990. Os custos das consultorias — eram até o ano passado — divididos entre o Sebrae (50%) e as empresas (50%). Com a entrada do Governo do Estado na parceria, no novo edital, a divisão mudou para facilitar a vida do empreendedor que vê na inovação o caminho para novas oportunidades. A Codemig passou a desembolsar 40%, o Sebrae 40%, enquanto as empresas investem 20%. Essa nova fórmula tem atraído um número significativo de empresas dos quatro cantos de Minas Gerais, por meio das nove regionais do Sebrae. Foram 725 atendimentos abertos do fim de fevereiro até abril, sendo 24 já finalizados com a consultoria concluída. A expectativa é de atender 15 mil interessados em inovação.