Marco Crepaldi – Secom-PMU

Os adolescentes e jovens de Uberlândia com idade para entrar no mercado de trabalho agora têm mais uma oportunidade na busca por emprego. Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de Uberlândia e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL) firmaram termo de cooperação voltado para a qualificação e capacitação. A parceria foi celebrada entre o prefeito Odelmo Leão e o presidente da CDL local, Cícero Heraldo Oliveira Novaes, em evento no Centro Administrativo Municipal.

A iniciativa conjunta – que integra ainda a Fundação de Educação, Cultura, Desenvolvimento Empresarial, Social, Ciência e Tecnologia da CDL e envolve diretamente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) – contempla três frentes na área de capacitação profissional para o primeiro emprego: o oferecimento do Programa Jovem Aprendiz, a oferta de cursos (de gestão empresarial e tecnologia) e a realização de palestras complementares.
Pelo termo de cooperação, a CDL será responsável por disponibilizar os professores e palestras para as atividades que serão desenvolvidas em equipamentos sociais do Município. Segundo o prefeito Odelmo Leão, a parceria consolida-se como mais uma política pública de estímulo à qualificação, com foco na inserção e permanência da população no mercado de trabalho. “Vamos retomar, aos poucos, as ofertas dos cursos profissionalizantes. Trabalhamos pelas famílias e os jovens, que devem ser preparados para enfrentar um futuro com dignidade e honra”, afirmou o prefeito, destacando que esta iniciativa dará mais condições de geração de emprego e renda para o povo de Uberlândia.
Já o presidente da CDL, Cícero Heraldo Novaes, pontuou a importância da cooperação entre o poder público e a entidade privada no intuito de qualificar novos profissionais. “Significa o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pela Fundação da CDL. As pessoas vão chegar ao mercado e precisam estar muito bem preparadas. Como entidade, é importante olharmos o lado social, pois temos um longo caminho”, disse.