Atividade integra 15ª Semana Nacional de Museus em Uberlândia
Créditos: Cleiton Borges – Secom/PMU
Em comemoração a 15ª Semana Nacional de Museus e o centenário do prédio do Museu Municipal, a Secretaria de Cultura preparou Oficinas de Estandarte. Oferecida a crianças e adultos, a atividade permite que participantes aprendam sobre o significado desse tipo de bandeira (usada para representar um determinado grupo por meio de imagens, cores e significados) e montem as flâmulas. O workshop, ministrado pela instrutora de artes da Oficina Cultural, Juraciara Rezende, aconteceu na tarde de ontem e continua até quinta-feira (18).
Aos pequenos
Aos nove anos, Nicole de Oliveira descobriu o estandarte pela primeira vez durante a oficina. Animada e imaginativa, construiu sua própria bandeira para presentear a avó. “Eu achei muito legal. Nós recebemos um saquinho cheio de lantejoulas, brilhos e pedaços de pano. Fui colando tudo o que combinava e achei que o meu ficou bonito”, contou a estudante.
Para as crianças, a oficina foi oferecida nesta terça-feira. Meninos e meninas da comunidade e de uma escola próxima a Oficina Cultural participaram das atividades. “Nós fizemos uma introdução, contando o que é o Museu Municipal, explicando o porquê de estarmos trabalhando com o estandarte, falamos um pouco sobre o Congo e, ao final, deixamos a oficina livre para que elas pudessem criar como quisessem”, afirmou a historiadora do Museu Municipal, Regina Ribeiro.
Aos adultos
Para os adultos, a oficina tem duração de três dias. Shizue Tamaki é educadora e ficou sabendo sobre o workshop depois de participar de outra atividade na Oficina Cultural. “Como sou educadora, gosto de aplicar tudo o que aprendo nas escolas onde trabalho. Meu objetivo aqui é recolher o máximo de informações e depois ensinar a confecção dos estandartes para os meus alunos”, explicou.