A Fundação abre Chamada Pública que prevê R$ 1 milhão para instituições de ciência, tecnologia e inovação. Iniciativa tem a parceria da Embraer

O Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), vai apoiar pesquisas e o desenvolvimento de tecnologias para fomentar projetos de interesse do setor aeronáutico e da sociedade. A iniciativa tem a parceria da Embraer.
O investimento total será de R$ 1 milhão para projetos de pesquisa e de inovação científica e tecnológica nas instituições de ciência, tecnologia e inovação. A Fapemig lançou a Chamada Pública 06/2017, que prevê o aporte financeiro voltado para cinco linhas temáticas.
“Esta Chamada é uma oportunidade de estimularmos os temas ligados ao setor aeronáutico, fortalecendo os conhecimentos no setor”, ressalta o gerente de Inovação da Fapemig, Heber Pereira Neves.
A ideia é complementar pesquisas já existentes, estimulando estudos complementares, capacitando e fortalecendo redes de pesquisadores que atuam neste segmento.
“Ao fazer esta parceria com a Embraer, a Fapemig cria oportunidades para a academia mineira desenvolver pesquisas em áreas centrais e correlatas do setor aeronáutico, diferenciando a competência dos alunos e dos profissionais formados em Minas Gerais”, diz Neves.
A Chamada envolve as seguintes as linhas temáticas:
– Avaliação experimental de arquiteturas de propulsão híbrido-elétrica com possibilidade de variação do grau de hibridização e capacidade de regeneração de energia elétrica.
– Desenvolvimento e avaliação de um sistema de controle propulsivo integrado voltado para sistemas de propulsão híbrida em aeronaves.
– Estudo, especificação e avaliação experimental de uso de células fotovoltaicas para geração de energia em aeronaves.
– Estudo, especificação e avaliação experimental de um sistema de aeronave remotamente pilotada (SARP).
– Estudo, especificação e avaliação experimental de Estruturas Multifuncionais visando pelo menos um dos seguintes itens: atenuação térmica, acústica ou vibração; mudança de forma e materiais estruturais com mudança de fase para fins de controle térmico.