Foto: Ascom/PMU

Em reunião com o prefeito Odelmo Leão e vereadores de Uberlândia nesta segunda-feira (15), o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Luis Carlos Alves, esclareceu a situação da entrega de casas e apartamentos em Uberlândia vinculados ao programa Minha Casa, Minha Vida. Para esta semana, o Ministério das Cidades agendou a entrega de 711 unidades habitacionais do Residencial Pequis aos contemplados, sendo 286 na quinta-feira (18) e outras 425 na sexta (19).

“O superintendente da Caixa Econômica Federal em Uberlândia, Luiz Carlos Alves, explicou hoje na Prefeitura as razões que determinaram atraso na entrega de casas de conjuntos do Programa Minha Casa Minha vida em Uberlândia. Segundo o funcionário da Caixa, há uma série de desinformações a respeito do funcionamento do processo. Segundo o prefeito Odelmo Leão o superintendente foi à Prefeitura para explicar o papel da Prefeitura e da Caixa e qual é o ponto central que regula a entrega de imóveis de conjuntos populares.

Atribuições

A responsabilidade de entrega das residências é controlada pelo Ministério das Cidades e a Caixa representa o Fundo de Arrendamento Residencial, sendo a responsável por gerir os recursos que produzem os empreendimentos. Ela contrata a construtora, seleciona quais empreendimentos serão feitos de acordo com as propostas que são apresentadas e, em nome do Governo Federal, arca com os custos de construção dos empreendimentos do programa. “Retomamos agora e a previsão é que até o final do ano esses empreendimentos estejam todos entregues”, disse Luis Carlos Alves superintendente da Caixa.
No caso das unidades contempladas inseridas na Faixa 1 (famílias com renda mensal de até R$ 1.800), o Governo Federal, através do Tesouro representado pela Caixa, arca com 90% dos custos desse imóvel. O mutuário paga o restante em parcelas ao longo de 10 anos. Ao Município, cabe a seleção das famílias que serão beneficiadas e a indicação das famílias para a Caixa, obedecendo os critérios estabelecidos pelo programa. (Estas informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura).