Gilberto Neves*

Ouvi bastante coisas do depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro em m Curitiba e depois vi a divulgação na Globo e na UOL Online.
Com segurança e objetividade, Lula demonstrou como se deu a história do Triplex e de que era uma relação de compra não concretizada. Que o encontro com o vendedor da OAS Léo Pinheiro foi após o seu governo. O crédito de Marisa com a Bancop (dona anterior do empreendimento) e o Triplex dado pela OAS em garantia de seus negócios minaram a frágil acusação.
É óbvio que o MP e Moro insistem na tese da doação como propina. Mas não têm provas. Lula foi convincente. Foi inteligente para não entrar em questões fora do processo (Mensalão e sítio de Atibaia). Ele conseguiu denunciar o linchamento moral que sofre na mídia mesmo com as tentativas de Moro em impedir. Mais importante: Lula mostrou que Moro fez vazamentos seletivos à mídia nos casos da soltura do Youssef e das conversas do Lula com a Marisa. E, mostrou que o Dallagnoll é fujão e que o MPF fez política com o PowerPoint, e não denúncia técnica.
Ficou a lacuna sobre a relação do Vaccari com o Duque que envolve a tese do “ele sabia de tudo”. Se Vaccari era amigo, ou apenas tinha contato com Duque; se Lula só perguntou das contas no exterior ou “pediu a Duque pra tirar do nome dele”.
Claro que a mídia vai pegar nisso aí pra reforçar a acusação do “chefe de quadrilha”. No entanto, isso não compõe o processo do Triplex. Não tem relação alguma. Creio que em outro momento futuro haverá uma acareação entre Lula e Duque para dirimir a acusação.
No entanto, em Curitiba, Lula mostrou o que eles temem. Sua capacidade de comunicação com o povo. Ponto para Lula! Lava Jato segue sem provas. Temos muito a comemorar.
Obs: a audiência foi um ponto fora da curva da Lava Jato, ocorrendo com respeito e sem intimidação. A estatura moral de Lula fez Moro se comportar. É isso que deve ser a Justiça que se espera.

*Advogado e professor