Valter de Paula – Secom/PMU

Basta um simples descuido para comprometer a saúde de uma região inteira, já que qualquer recipiente que acumule água parada é um abrigo em potencial para o Aedes aegypti. É por essa razão que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) reforça o combate e as ações para eliminar possíveis criadouros, como é o caso dos pneus, um dos ambientes preferidos do mosquito transmissor. Apenas este ano, 89,7 mil unidades foram recolhidas no município.

Além do trabalho permanente para eliminar focos, o CCZ integrou de iniciativas como o Mutirão Cidade Limpa, para em pouco menos de cinco meses, retirar mais de 1,2 mil pneus de locais indevidos. Paralelamente a isso, serviços de recolhimento de pneus continuam sendo realizados em diferentes locais do município. Promovidos desde 2005 pela Prefeitura de Uberlândia, os trabalhos acontecem aliados às visitas semanais nas mais de 500 borracharias cadastradas pelo CCZ.

Ações que apresentam reflexos positivos e números que comprovam eficácia: o último Levantamento do Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti(LIRAa) mostrou uma queda de 39% em comparação com a pesquisa do ano anterior. Além disso, os casos de dengue, chikungunya e zika vírus reduziram para mais da metade em relação ao mesmo período.

Ambientes ideais

Ainda conforme o último LIRAa, os pneus apresentaram predominância de 7,4% ante 8% do primeiro levantamento do ano. Apesar dessa redução, a população deve manter a atenção sobre esses materiais, muito pelas condições favoráveis que apresentam para tornarem-se criadouros, como ressalta o coordenador do Programa de Controle da Dengue do Município, José Humberto Arruda.

“Trata-se de um recipiente que, em qualquer posição que for colocado, vai acumular água. Além disso, a parede emborrachada é perfeita para a adesão dos ovos do mosquito. Por isso, pedimos para que os moradores colaborem, evitando deixar água parada em qualquer material que possa se tornar um foco”, explicou.

Mobilização social

A cuidadora de idosos, Maria Isabel de Lima, sentiu em casa a dor da falta de conscientização das pessoas. Durante visita em sua residência, no bairro São Jorge, ela destacou o trabalho realizado pela prefeitura e ratificou a importância do envolvimento da comunidade. “É um mosquito que pode transmitir diversas doenças e é muito importante que todas as pessoas coloquem a saúde em primeiro lugar”, disse.

Para solicitar o recolhimento de pneus, basta entrar em contato pelo telefone (34) 3213-1470, ou pelo cczdengue@uberlandia.mg.gov.br. Outra opção é levar diretamente ao Ecoponto do Industrial, localizado na avenida José Andraus Gassani, 4.655, das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.