Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e Superintendência de Bibliotecas Públicas desenvolvem ações direcionadas à restauração de obras e acervos bibliográficos
com objetivo de preservar sua função social

Como fazer com que seu livro tenha uma maior durabilidade? Como conservar as publicações para que mais pessoas possam ter acesso ao conhecimento nelas contido? Essas são questões que orientam a exposição “O leitor como agente de preservação do acervo bibliográfico”, que fica em cartaz na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, espaço integrante do Circuito Liberdade, até o dia 2 de junho.
Cerca de 100 obras de referência integram a exposição e tratam de conceitos e práticas envolvidas na preservação de livros. Também estão expostas aproximadamente 15 obras deterioradas pelo tempo ou corrompidas por mofos, cupins, ratos e até mesmo por restos de comida.
“A ideia da exposição é demonstrar para o público os cuidados que precisam ser tomados para que os livros tenham uma durabilidade maior e possam cumprir sua função social”, pontua Hélvia Vorcaro, coordenadora do setor Preservação, Conservação e Restauro da Biblioteca.