Quem ainda não recebeu a dose da vacina contra o vírus da gripe terá, neste sábado (13), a oportunidade de se proteger contra três tipos de Influenza: ‘A’ (H1N1), ‘A’ (H3N2) e ‘B’. A vacinação acontecerá das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs e UBSFs) e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote, Planalto, Pampulha, Roosevelt, Tibery e Martins. Pessoas que integram o grupo prioritário* podem receber a dose nesta Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza.
No ano passado, foram notificados 61 casos de Influenza em Uberlândia, com 19 óbitos. Dentro destes casos estavam pessoas que fazem parte do grupo prioritário, por isso a necessidade da proteção, segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira. “São perfis de pessoas mais propensas às complicações da gripe. Então é preciso que todos fiquem imunizados para evitar que tenhamos casos graves na comunidade”, afirmou.
A coordenadora reforça, ainda, a importância da comunidade participar. Principalmente as crianças com seis meses até menores cinco anos de idade que ainda estão com a menor taxa de cobertura vacinal (19,76%) desde o início da ação na cidade. A meta é vacinar 38 mil crianças. “Elas são vulneráveis ao influenza, podendo desenvolver alguma complicação em decorrência do vírus. Por isso, estamos trabalhando junto à comunidade e nas unidades de saúde, para que os pais tragam as crianças dentro desta faixa etária para receber a dose”, acrescentou Cláubia Oliveira.
A vacinação começou no dia 17 de abril e já foram imunizadas aproximadamente 47 mil pessoas em Uberlândia. A maior taxa de cobertura vacinal é dos idosos, com 48,33%.