Créditos: Araípedes Luz – Secom/PMU
Mais de cem servidores municipais responsáveis pela merenda escolar iniciaram, nesta quarta-feira (10), o ‘Curso de Manipuladores de Alimentos’. O aperfeiçoamento está alinhado com a proposta do governo municipal de oferecer alimentação balanceada e de qualidade a cerca de 60 mil alunos de sua rede de ensino. As aulas são oferecidas para auxiliares de serviços administrativos (ASAs) que atuam nas cantinas de 125 unidades da ensino e mais 33 ONGs subvencionadas. O Curso é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e parceiros no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).
Para Maria Helena Novikoff, auxiliar de serviços administrativos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Pacheco Rezende, o curso é importante para melhorar as atividades do dia-a-dia escolar. “Gosto sempre de inovar na merenda, experimentar novos sabores e fazer um cardápio bem variado. Um curso como este é bom porque recebemos lições que tornam ainda mais prazeroso cozinhar para nossos alunos”, disse.
As aulas são divididas em oito módulos e abrangem itens como manipulação, higiene, métodos corretos de conservação, economia no uso de produtos e menor desperdício. O Curso com horária de 40 horas segue o que determina a resolução 216, publicada em setembro de 2004 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os participantes receberão material apostilado durante as aulas e certificado ao final.