Foto e informaões: Cleiton Borges – Secom/PMU

A Prefeitura de Uberlândia participou ontem na segunda apresentação do Fórum Uberlândia 2100 que reúne poder público, sociedade civil, entidades de representação de classe e empresários para discutir o futuro da cidade. Fórum foi apresentado na Unialgar, no bairro Granja Marileusa. Trata-se de uma realização o Conselho de Desenvolvimento Econômico Uberlândia 2100 (Coden) que tem o prefeito Odelmo Leão como presidente de honra e quatro secretários municipais como conselheiros.
Durante abertura do Fórum o empenho em trabalhar o desenvolvimento econômico e, sobretudo, social em Uberlândia foi reforçado. “Reconstruir não é uma tarefa fácil, mas eu tenho certeza de que o futuro começa agora. Com esforços conjuntos, vamos recuperar a cidade, porque não se faz a Uberlândia de amanhã sem fazer a de hoje”, afirmou Odelmo Leão.
O Fórum teve como tema central a ‘Internacionalização de Uberlândia e região’, com palestras da presidente da Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, que abordou estratégias para aproveitar as oportunidades e desenvolver regiões e do mestre em Relações Internacionais e coordenador do Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral, Sherban Leonardo Cretoiu, que discorreu sobre as vantagens e os desafios da internacionalização de territórios.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz, o ato de internacionalizar pode ser considerado um dos vetores do desenvolvimento dos municípios. “Para estar inserida em mercados internacionais, uma cidade tem que ser reconhecida. Dessa maneira, quando há a internacionalização, ela se transforma em referência não apenas em seu país, permitindo que chame a atenção de empresários e investidores. Daí a importância desse assunto”, disse.
Por entender essa dinâmica, o presidente do Coden, Luiz Alberto Garcia, acredita que a proposta é despertar o interesse da população para uma cidade mais humana. “Daqui uns 100 anos, Uberlândia será o que nós plantarmos hoje. A ideia é discutir ações efetivas para termos um município muito melhor. Cuidando do social, o econômico vem”, acrescentou.

Foco no futuro

A primeira edição do Fórum Uberlândia 2100 foi realizada pelo Coden em 2015 e reuniu cerca de 300 empresários, políticos, acadêmicos e representantes de vários segmentos sociais locais para buscar motivação e outras ideias inspiradoras para o futuro. Na ocasião, a discussão foi focada na importância do planejamento social, ambiental, econômico e urbanístico de Uberlândia.