Créditos: Araípedes Luz – Secom/PMU

Em virtude dos desafios financeiros que a Prefeitura de Uberlândia enfrenta desde o início de 2017, a atual administração tem desenvolvido ações para fortalecer os processos administrativos e promover o equilíbrio financeiro do Município. Nesta segunda-feira (8), o prefeito Odelmo Leão convocou secretários, assessores jurídicos, gestores financeiros e orçamentários para mais uma reunião e reforçou a importância de um trabalho coeso que garanta uma gestão eficiente.
A iniciativa integra o programa ‘Gestão Total’, implantando pelo Executivo municipal para modernizar e melhorar a eficiência da máquina pública. Com base nessa premissa, a reunião serviu para apontar a necessidade de apurações detalhadas das dívidas inscritas e não inscritas em restos a pagar dagestão passada, que estão sendo feitas pelas secretarias e pela administração indireta. Uma das preocupações é com relação ao orçamento e à arrecadação, já que em 2016 o Município registrou um déficit de mais de R$ 500 milhões entre o previsto no orçamento anual e o arrecadado.
Para garantir transparência e responsabilidade no uso do dinheiro público, ter maior controle e conseguir administrar as dívidas deixadas, o prefeito Odelmo Leão publicou em janeiro decretosque instituem a criação de comissões(formada por servidores técnicos)capazes de auxiliar os ordenadores de despesas na verificação de dívidas inscritas e não inscritas nos restos a pagar, gestão de contratos, licitação e orçamento. Desde então, as equipes têm orientado o secretariado e administração pública indireta neste trabalho.
“Temos de estar imbuídos em colaborar uns com os outros. Este governo é um só e tem apenas um lado: o da população.Por isso, o intuito é de cooperação, de munir os gestores de informações para buscar o melhor resultado com responsabilidade”, disse o prefeito Odelmo Leão.
De acordo com o balanço das atividades da comissão avaliadora, de 1.011 pareceres recebidos, 573 já foram deliberados e desses, 340 ainda aguardam deliberação. A comissão se reúne três vezes na semana para tomar conhecimento e dar providências a serem executadas, além de orientar os servidores responsáveis pela ordenação de despesas. “Vivemos uma situação inédita. Cada caso precisa ser avaliado e precisamos pensar juntos e encontrar soluções para os problemas identificados, levando em consideração a legalidade, a formalidade das dívidas, bem como a disponibilidade de recursos para a regularização (pagamento)”, observou o secretário municipal de Gestão Estratégica, Raphael Leles.