Informações e foto: Ascon/PMA

A Secretária Eunice Maria Mendes visitou, nesta semana as irmãs do Mosteiro da Medalha Milagrosa que fazem parte da Congregação e vivem há anos com votos de clausura e extrema pobreza. Dedicam-se a orações e sobrevivem de doações da comunidade.
Em nome da Secretaria do Trabalho e Ação Social, Eunice Mendes analisou, em reunião, sobre a possibilidade de oferecer cursos e oficinas de artes para estas irmãs enclausuradas, que vivem apenas em rotina de contemplação e oração. Em agradecimento, as irmãs presentearam a Secretária com a imagem da Santa Beatriz, fundadora da ordem religiosa de clausura feminina.
O dia a dia dessas religiosas é de muito silêncio. Não na simples ausência de vozes, mas numa absoluta quietude, capaz de levar o mais agitado ser humano à introspecção. As mulheres que escolheram viver ali dentro abriram mão da família, do conforto e de um mundo de possibilidades para se dedicarem à forma mais radical de vida religiosa no catolicismo. Na clausura, vivem em oração, sob votos de pobreza, e distantes das influências externas. Ao dizerem ‘sim’ ao convento, passaram a ver o mundo através das grades, numa solidão vazia de pessoas, mas cheia de Deus.