Programação extensa, direcionada à população e gestores públicos, foi preparada por mais de 40 órgãos do Governo de Minas Gerais
A cidade de Ituiutaba, no Triângulo Norte, vai receber na próxima quinta-feira (4/5) as atividades da nova fase dos Fóruns Regionais de Governo. Estudantes, micro e pequenos empreendedores, agricultores familiares, servidores públicos das prefeituras da região, câmaras municipais e a população em geral estão convidados a participar do evento que será realizado no edifício da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), Campus Universitário, de 8h às 17h.
A superintendente de Planejamento da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Juliana de Lourdes Fonseca destaca a adesão das secretarias e instituições do Governo de Minas Gerais à proposta da nova fase dos Fóruns Regionais, que reforça a política de descentralização das ações implantada pelo governador Fernando Pimentel.
“Todos os órgãos públicos estão mobilizados para levar o dia a dia das atividades do Estado para perto da população, fazendo com que a informação sobre a atuação deles chegue aos cidadãos”, acentua Juliana.
A programação desta etapa dos fóruns envolve mais de 40 órgãos de Governo, que prepararam cerca de 150 ações para os territórios de desenvolvimento.
O espaço da Universidade Estadual (Uemg) em Ituiutaba vai abrigar estandes onde instituições, empresas públicas, fundações e secretarias vão mostrar seus programas, expor projetos em andamento, informar as entregas já realizadas, assim como disponibilizar serviços à sociedade.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), por exemplo, terão sala exclusiva para atenderem à população local e regional.
O consumidor poderá negociar dívidas, quitar e solicitar emissão de segunda via da conta, tirar dúvidas sobre faturas e tarifas e requisitar religação. Os prefeitos que estiveram na cidade terão atendimento específico.
Durante a programação, a Cemig também pretende distribuir lâmpadas para quem apresentar a última conta de luz paga, limitada a duas lâmpadas por consumidor.
Além disso, as pessoas vão conhecer uma maquete do sistema elétrico que simula o consumo de energia e aprender um pouco sobre segurança e os novos canais de atendimento virtuais.
O público que for ao evento dos Fóruns Regionais também vai saber mais sobre as ações das Policias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, além de receber orientações sobre prevenção à violência e às drogas.
A estrutura montada pela Polícia Civil vai oferecer uma lista enorme de serviços aos cidadãos, como a emissão da Carteira de Identidade, Atestado de Antecedentes e registro de ocorrências de qualquer natureza.
No mesmo local, o Detran vai disponibilizar consulta do IPVA e emissão de guia, requerimento de certidão negativa de propriedade do veículo, alteração de endereço, consulta sobre a situação do veículo, multa e pontuação na carteira, solicitação de CNH, entre outros.
Segundo a delegada Carolina Bechelany, da Assessoria de Planejamento Institucional da Polícia Civil, a corporação está mobilizada nos preparativos das atividades dos Fóruns Regionais.
“A Polícia Civil entende a importância dessa nova fase dos fóruns e tem se envolvido efetivamente para viabilizar as ações. Queremos mostrar para a população os serviços que a polícia pode prestar e o que tem sido feito na região”, afirma a delegada.
A base móvel comunitária da Polícia Militar também estará no local, distribuindo dicas de segurança, recebendo registro de ocorrências, denúncia e sugestão de policiamento.
Quem for ao Campus Universitário vai encontrar também o caminhão da Ciência, do Programa Ciência em Movimento (PCM) da Fundação Ezequiel Dias (Funed). O caminhão leva conhecimento científico e tecnológico, através de linguagem lúdica e popular.
Paralelamente, serão realizadas as feiras da agricultura familiar, da economia popular solidária e cadastramento de artesãos.
Empreendedorismo
O empreendedorismo terá posição de destaque nos eventos dos Fóruns Regionais de Governo pelo alto potencial de geração de emprego e renda.
Durante o encontro em Ituiutaba haverá um espaço de referência para o empreendedor e os gestores públicos, reunindo a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi/MG) e o Sebrae/MG.
No local, micro e pequenos empresários, contadores, prefeitos, representantes das secretarias municipais da Fazenda, de sindicatos e lideranças empresariais vão poder obter informações e orientações sobre, por exemplo, o processo de registro e legalização de empresas.
O público ainda poderá participar das palestras sobre a Junta Digital, Sala Mineira do Empreendedor, Minas Fácil Digital e boas práticas municipais para a melhoria do ambiente de negócios.
No estande da Jucemg, o prefeito ou representante da prefeitura também poderá firmar parcerias para a implantação da Sala Mineira do Empreendedor em seu município.
“Estaremos em todos os territórios com os Fóruns Regionais. É uma oportunidade para captar novos municípios para a integração dos nossos serviços”, afirma Gabriel Tavares, gerente de Integração da Jucemg, acrescentando que a meta da Junta é implantar a Sala Mineira do Empreendedor em 300 cidades mineiras até 2018.