Servidores da Prefeitura de Uberlândia poderão, nesta quinta-feira (27), expandir os conhecimentos técnicos relacionados à gestão de eficiência energética na mobilidade urbana. A GIZ, consultoria de origem alemã que trabalha com o Município em um projeto na área desde o início do ano, traz a cidade a palestra dos especialistas Wolfgang Aichinger e Jakob Baum. A apresentação destinada à capacitação dos profissionais do Executivo está programada para ocorrer, das 9h às 12h, no auditório Cícero Diniz do Centro Administrativo Municipal.
De acordo com o cronograma, o consultor em mobilidade Wolfgang Aichinger ficará responsável por abordar questões relacionadas ao planejamento cicloviário e boas práticas em estacionamento. Já o planejador de transporte Jakob Baum tratará sobre a coleta de dados de demanda de viagens utilizando tecnologia de rastreamento. Ambos falarão ainda sobre as experiências que tiveram em projetos executados em cidades ao redor do mundo.
As apresentações serão dedicadas prioritariamente aos profissionais que atuam nas secretarias municipais de Trânsito e Transportes, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico e Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. No entanto, as palestras estão abertas a todos aos servidores interessados no assunto. As palestras marcam mais uma etapa do projeto que em desenvolvimento na cidade pela GIZ, com apoio do Ministério das Cidades. A previsão é que o plano seja finalizado em 2018. Uberlândia foi uma das duas cidades em todo o Brasil selecionadas para receber a iniciativa que é toda custeada pela Alemanha.