Foto: Ascom/PMA

O Projeto “Educação Patrimonial”, que tem como objetivo despertar nos alunos das escolas municipais e estaduais de Araguari a valorização dos patrimônios históricos pertencentes ao município, é desenvolvido pela Divisão de Patrimônio Histórico, através da historiadora Maria Consuelo Montes Naves.
E a Escola Estadual Raul Soares foi escolhida para sediar a primeira aula do ano de 2017, onde foram apresentados aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, os bens tombados do município e a importância de preservá-los.
“Para o ano de 2017, a parceria das escolas com o projeto promoverá diversas visitações aos bens tombados e palestras em salas de aula, como aconteceu na tarde desta terça-feira (25) na Escola Estadual Raul Soares”, destacou Consuelo Montes.
“O projeto ‘Educação Patrimonial’ é um dos desafios do conceito de educação patrimonial desenvolvido pelo Departamento de Patrimônio Histórico da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura, um instrumento e uma metodologia de conhecimento da cultura que incentiva a leitura do mundo que nos cerca, e de nossas relações com nosso ambiente a partir da nossa própria história, costumes, tradições e edificações, despertando nos jovens a necessidade de preservar nossas raízes antepassadas”, finalizou a historiadora.

Patrimônio Histórico

A produção cultural humana constitui um processo em curso e em constante e permanente transformação, cuja diversidade e riqueza ultrapassam sempre os modelos de qualquer modelo técnico previamente estabelecido. Assim, o patrimônio compreende a memória social de elementos significativos da tradição e cultura de um povo onde, dessa forma, torna-se a identidade cultural de um local, afirmando características primordiais de determinados espaços.

Projeto Educação Patrimonial

O projeto Educação Patrimonial vem sendo realizado, ininterruptamente, há cerca de 10 anos. Assim, o objetivo é a valorização das identidades e memórias que compõem o Patrimônio Cultural araguarino, a partir de atividades e produtos vinculados tanto à educação formal como à informal, e o desenvolvimento de metodologia de Educação Patrimonial que possibilite o entendimento conceitual em torno do significado do Patrimônio Cultural e que leve ao reconhecimento local, possibilitando assim sua apropriação, salvaguarda e preservação.