Foto: Ascom/PMA

Desde novembro de 2015, o Grupo Greenpeace do Cerrado, que atua em Araguari, Uberlândia, Ituiutaba e Uberaba, vem desenvolvendo um trabalho de conscientização da preservação das Veredas de Minas Gerais.
Em Araguari, preocupados com o entorno das Veredas das Araras, margeadas pelos bairros São Judas Tadeu, Vieno, Conjunto Mauá e São Sebastião, o Grupo Portal do Cerrado, composto por doze integrantes, entre ambientalistas, engenheiro ambiental, médica, publicitária, educadora, estudantes, entre outros, criou o Projeto VEREDA DE PLÁSTICOS, que visa a integração de todos os setores da sociedade, trabalhando, além do Meio Ambiente, o aspecto social através da confecção e venda de utensílios domésticos a partir da reciclagem de garrafas PET.
“Sabemos que os moradores dos bairros das Veredas das Araras vêm enfrentando o aumento do desemprego, o que ocasiona diminuição da renda nos núcleos familiares. Com isso, as famílias estão produzindo vassouras com as folhas dos buritis, localizados nessa região, contribuindo com o desaparecimento da espécie e, consequentemente, agravando a saúde das Veredas com o secamento gradativo das nascentes das águas”, explicou Reynaldo Brito, ambientalista e Pesquisador ambiental do Greenpeace em Araguari.
Por esse motivo, o grupo de ambientalistas do Greenpeace esteve na Secretaria de Educação com o Secretário Werley Macedo e sua equipe na tarde desta segunda-feira (24), quando apresentaram o Projeto com vistas à futuras parcerias na área da Educação. “Durante o processo de conscientização ambiental, fomos a igrejas, Associação de Moradores e Organizações sociais, fazendo um trabalho de consciência ecológica na população em geral. Nesse momento, estamos entrando no principal eixo de educação e conscientização, que são as escolas e as Universidades. Por isso, viemos apresentar o projeto e programar futuras parcerias, com apoio da Educação, a fim de atingirmos nossa meta rapidamente”, justificou o também Coordenador Geral do Greenpeace em Araguari, Reynaldo Brito.
O Núcleo Ambiental da Secretaria de Educação da Prefeitura de Araguari recebeu o Projeto VEREDAS DE PLÁSTICO muito bem, e planeja realizar essa parceria com grande expectativa. Segundo o Secretário Werley Macedo, é preciso fazer algo para que as crianças e os jovens, futuros gestores de nosso país, se sensibilizem com essa causa através de ações práticas. “É extremamente viável a oportunidade que o Projeto Veredas de Plástico traz para as crianças da rede municipal. Não somente as crianças devem ser estimuladas, como também seus pais, que poderão participar e confeccionar as vassouras ecológicas para serem utilizadas em casa e até vendidas”, comentou o Secretário.