A médica brasileira, Celina Maria Turchi Martelli, especialista em doenças infecciosas, foi destaque mundial no final do ano passado após ser classificada pela conceituada revista científica inglesa Nature, como uma das dez cientistas mais importantes do mundo em 2016. Este feito, singular em qualquer país do mundo, foi praticamente ignorado pela grande imprensa brasileira que se ocupou, prioritariamente, dos desajustes na política e da violência no Brasil.
A doutora Celina Turchi, como é publicamente conhecida, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Goiás e fez mestrado em Epidemiologia na conceituada London School of Hygiene & Tropical Medicine, na Inglaterra e conquistou o doutorado em Medicina Preventiva na Universidade de São Paulo (USP). Hoje, Celina Turchi é professora aposentada do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco.
O feito da médica brasileira, que repercutiu no mundo científico, foi a pesquisa comandada por ela, com a participação de uma rede de colaboradores em todo o País, que descobriu que o mosquito Aedes Aegypt, transmissor do vírus da dengue, é também o transmissor da Zika e da Chikungunha – doenças infeciosas que ameaçam a população brasileira e mundial.
No mês passado, a Doutora Celina Turchi, foi homenageada como uma das dez cientistas mais importantes do mundo em 2016 pela Revista Inglesa “Nature”. A homenagem foi por causa da pesquisa chefiada por ela em Pernambuco, através da qual identificou a causa da Chikungunha e da Zika e por ter contribuído para o início de um trabalho para produzir uma vacina contra as doenças transmitidas pelo Aeds Aegypt. A vacina poderá estar disponível no mercadoem em dois anos. Esta informação não deve ser motivo para a população brasileira descuidar das medidas preventivas para evitar a proliferação do Aedes Aegypt.
Em Uberlândia, por decisão do prefeito Odelmo Leão, a Secretaria de Saúde vai trabalhar intensivamente neste ano no combate ao mosquito, principalmente durante o período das chuvas de verão.