A Prefeitura de Uberlândia vai gastar R$ 3 milhões para recuperar o asfalto urbano e tapar buracos numa operação emergencial para facilitar o trânsito aos motoristas. A operação tapa-buracos foi programada para durar até 60 dias, com prioridade para as vias de maior fluxo e linhas de ônibus.
Segundo o secretário de Obras, engenheiro Norberto Nunes, “como o pavimento é muito antigo, as infiltrações causam fissuras e para isso seria necessário fazer um tratamento geral na cidade, porém, ainda não há recursos. Neste momento estamos fazendo um trabalho emergencial de recuperação e temos usado uma média de 110 toneladas de massa asfáltica por dia”.
Ainda de acordo com o secretário, a prefeitura está em processo de aquisição de asfalto frio porque esse material possibilita executar as tarefas em dias chuvosos tempo em que o asfalto frio consegue aderir melhor ao pavimento mesmo quando há umidade.
O trabalho está a ser feito por 10 equipes compostas , em média por cinco pessoas em cada uma delas. Até o fim desta semana o atendimento chegou aos bairros Canaã, Cidade Jardim, Guarani, Jardim Brasília, Mansour, Minas Gerais, Morumbi, Santa Mônica, São Jorge, Taiaman e Tocantins.
A operação conta com um mapeamento geral dos buracos elaborado por técnicos da Secretaria de Obras. O trabalho vai continuar intensivo na próxima semana.