Os problemas que afetam os serviços de saúde e educação públicas no Brasil são mais difíceis de resolver do que imagina nossa vã filosofia. Dinheiro suficiente como liberam governos de países europeus e asiáticos para custear saúde e educação não será suficiente para que o governo brasileiro possa oferecer saúde e educação de primeiro mundo. Por quê? Esta indagação foi respondida pelo jornal “O Estado de São Paulo” na edição de domingo passado. A matéria, com chamada na primeira página do primeiro caderno do jornal, informou a todos os brasileiros que “70% dos desvios de recursos públicos nas cidades afetam a saúde e a educação”. O percentual é assustador e indica que há no Brasil uma quadrilha organizada, especializada em desviar recursos repassados para custear saúde e educação nas prefeituras de todo o País. Se a sociedade não exigir que o Estado Nacional combate e afaste definitivamente da sociedade essa quadrilha organizada, nenhum orçamento público será suficiente para dar educação e saúde de boa qualidade aos brasileiros. Em Minas Gerais, segundo o jornal paulista, desde 2013 houve neste Estado, oficialmente comprovados, assaltos a recursos da saúde da educação em 163 municípios. É inacreditável está constatação. Minas foi o Estado que registrou o maior número de assaltos a recursos da Educação e da Saúde. O segundo Estadão foi a Bahia com 99 municípios onde ocorreram falcatruas nesses dois serviços públicos essenciais.

 

ALVOS MARCADOS

 

Ainda segundo o “Estadão, “as áreas de saúde e educação foram alvo de quase 70% dos esquemas de corrupção e fraude desvendados em operações policiais e de fiscalização do uso de verba federal pelos municípios nos últimos 13 anos”. Os desvios continuados de recursos foram descobertos pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle da União.

 

A REVELAÇÃO

 

Os desvios de verbas, segundo o Ministério da Transparência, começaram em 2003 ano em que houve desvio de verbas em 247 operações com verbas federais repassadas a municípios. Esta revelação obriga o Governo da União a empreender esforços para descobrir todas as fraudes e punir os criminosos antes de destinar mais recursos para programas sociais.

 

CORRUPÇÃO NACIONAL

 

O “Estadão”, com base em informações de fontes do Governo Federal, concluiu que desde 2003 foram oficialmente constatados desvios de dinheiro da saúde e da educação em 729 municípios. Isto é prova que a corrupção no Brasil é endêmica: está na União, passa pelos Estados e chega aos municípios, do Oiapoc (AP) às margens do Arroio Chuí (RS).