Ivan Santos*

Depois que apareceu no Wtsp um vídeo no qual dois ilustres deputados desconhecidos em Uberlândia lançaram a candidatura do vereador Tiago Fernandes (PSL) a prefeito, vejo outro vídeo, também no Wtsp, no qual o presidente do PTB, Roberto Jefferson, recomenda para prefeito de Uberlândia o ex-deputado federal e ex-vice prefeito, Chico Humberto (Francisco Humberto de Freitas Azevedo. Roberto Jefferson foi acusado de dar um tombo nos Correios e, por isto, foi condenado na Lava Jacto e cumpriu pena. Agora aparece nas redes sociais como apoiador do governo do Capitão-Mito Bolsonaro e avalizador de um candidato a prefeito de Uberlândia,

Como jornalista dinossauro não consigo entender por que um vereador que se destacou em Uberlândia pela atuação na oposição ao atual prefeito, como Tiago Fernandes, e um médico conceituado, de tradicional família uberlandense como Chico Humberto, que já foi vice-prefeito e representante dessa cidade na Assembleia Constituinte, precisam pedir apoio a políticos estranhos neste município.

Nós todos passamos neste momento por grandes transformações, principalmente no processo de produção e distribuição de bens econômicos e serviços, nas relações humanas e no processo político. O momento exige propostas inovadoras para uma futura administração municipal.

Segundo uma informação do G1 Triângulo, em junho passado houve em Uberlândia o cancelamento de 2.614 vagas no mercado de trabalho. No primeiro semestre deste ano, segundo a mesma fonte, 6.400 trabalhadores foram demitidos. O desemprego está alto e o mercado, depois da crise sanitária do Corona, não será mais o mesmo. Com a chegada breve da tecnologia 5-G, quem não estiver preparado para o novo mercado não conseguirá bom emprego.

Todos sabemos como é o estilo do atual prefeito Odelmo Leão, candidato à reeleição. É, prioritariamente, um desenvolvimentista fazedor de obras e operador de serviços sociais. Então, um candidato da Oposição que quiser se destacar e superar o prefeito, deverá, pelo menos, apresentar um programa no qual diga expressamente como pretende governar o município. Exemplo: Precisa apresentar um programa de formação de trabalhadores para o futuro novo mercado de trabalho. Esta não é uma tarefa para amadores em educação. O candidato a futuro prefeito precisa recorrer a educadores qualificados que o ajudem a organizar um projeto de governo confiável na Educação. Amadorismo em política não vale mais. É hora de cada um dos candidatos mostrar claramente o que pretende como administrador público. Embromação não dá mais, senhoras e senhores, Não dá mais.

*Jornalista