Ivan Santos*

O governo do Brasil precisa tomar decisões urgentes para que a economia do País recomece a crescer depois da crise sanitária produzida pela pandemia do Coronavírus. Este desafio está colocado para o governo do Capitão que assumiu o comando do Brasil com uma proposta liberal.

A Pandemia obrigou o Governo a assumir gastos extraordinários sem ter dinheiro bastante no Tesouro. O governo da Nova Política fez como fizeram outros governos da Velha política: foi ao mercado, pediu dinheiro emprestado e decidiu distribuir R$ 600 reais para trabalhadores que ficaram sem renda. Foi uma política de transferência de renda para mandar as atividades econômicas em funcionamento. O governo já anunciou que pretende manter a política assistencialista iniciada no Brasil por FHC e turbinada nos governos do PT com o nome de Bolsa Família. O atual anunciou a Renda Brasil e poderá aumentar os valores das transferências. Esta é uma política não liberal, mas segundo algumas cabeças iluminadas que orientam hoje o governo, necessária para enfrentar a crise que paralisou as atividades econômicas no País.

O governo da Nova Política tem hoje um desafio: aprovar uma reforma tributária moderna para atrair investidores internacionais. O Brasil está metido em problema social maiúsculo. Crise que não foi criada pelo atual governo. A pandemia social vem de governos passados e cresceu com o Coronavírus. Neste ambiente a divida pública da União cresceu e se aproxima de 100% do PIB. Esta situação poderá ressuscitar uma escalada inflacionária com desprego alto. É um pepino muito grande para ser de descascado pelo governo do Mito.

Hoje no mundo, todas as economias foram prejudicadas pelo Corona. Não há mar de almirante para navegar em direção alguma. Há um nó cego para o nosso governo desatar aqui, agora. A dívida pública do Brasil se aproxima de 100% do PIB. Precisamos confiar na competência dos homens e mulheres que, neste momento, assessoram o governo do Capitão. Quem tem fé num poder superior que peça intervenção divina para que o genial Mito não atrapalhar os esforças para reorganizar o Brasil.

*Jornalista