Ivan Santos*

O governo do presidente Bolsonaro, que foi anunciado aos brasileiros como liberal na Economia, acenou a gregos, troianos e baianos, que venderia estatais para reduzir a participação do Estado Nacional na Economia. Dez meses depois o Governo da Nova Política ainda mantém viva a empresa construída pelos petistas para administrar o Trem Bala, projeto que nunca saiu das intenções, mas a estatal, com quase 300 funcionários com altos salários, continua a remunerar apadrinhados de políticos. Para quê? Pra gastar dinheiro público sem nada produzir ou administrar.
Nesta semana o Congresso criou nova estatal ao aprovar um projeto relatado pelo senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). Para que? Para garantir empregos a mais de 2 mil funcionários da Infraero, empresa que será desativada depois que o Governo privatizar, como tem anunciado, os aeroportos nacionais. A empresa recém-criada é a NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea, com sede na turística cidade do Rio de Janeiro. Só falta a assinatura do presidente Bolsonaro na Resolução do Congresso. Se o presidente sancionar o projeto ficará escancarada a máxima marxista que declara: “Na prática a teoria é outra”. Ou, político deve falar uma coisa e fazer outra para não descontentar ninguém.
A reforma administrativa do Governo da Nova Política também foi uma tapeação. O governo reduziu o Ministério de 29 pastas para 22. Isto só aparentemente. Na prática, os ministérios extintos foram anexados a outros com identidade de Secretarias. As despesas administrativas aumentaram. Isto mostra na prática que o governo demitiu mais de 30 servidores de cargos de confiança e nomeou mais do que esse número porque as despesas não diminuíram. Pura tapeação.
Na prática, o governo da Nova Política tem a mesma cara e a feição dos governos da Velha Política e cultiva o credo, segundo qual, os fins justificam os maios. Nada mudou até agora no Centro do Poder Político na Terra de Santa Cruz. Esperamos que o Presidente desminta esta previsão ao apreciar o projeto que cria novo cabide de empregos no Brasil.

*Jornalista