Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Na tarde desta sexta-feira (20), o prefeito Odelmo Leão recebeu, no Centro Administrativo, os paratletas uberlandenses que participaram dos Jogos Parapan-Americanos realizados em Lima, no Peru, no mês de agosto. No total, os uberlandenses conquistaram 29 medalhas, sendo dez delas obtidas por paratletas de associações parceiras da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). Também participou do encontro o carateca da Futel, Daniel Borges, portador de síndrome de down, que neste mês foi pentacampeão brasileiro de Kata PCD (Pessoas com Deficiência).

O prefeito Odelmo Leão parabenizou os uberlandenses. “Os paratletas são um grande orgulho para nossa cidade, nosso Estado e País, pois, com muita dedicação, eles foram à luta e conquistaram seus espaços. Sempre trabalhei em prol do paradesporto, pois sei de sua importância para a sociedade. E a consequência disso é que hoje temos diversas iniciativas voltadas ao esporte paralímpico em nossa cidade, todas dando excelentes resultados”, disse.

Os medalhistas

Os paratletas da CDDU/Futel que conquistaram medalhas foram: Lara Ferreira, prata na categoria até 41 kg do halterofilismo; Luciano Dantas, prata na categoria de até 59 kg do halterofilismo; Amanda Sousa, bronze na categoria até 73 kg do halterofilismo; Rodrigo Marques, bronze na categoria combinada de 88 kg e 97 kg do halterofilismo; Mateus Silva, bronze na categoria 107 kg do halterofilismo; Mateus Carvalho e seu calheiro Oscar Carvalho, prata na bocha individual e o ouro na bocha por equipe.

Já os premiados da Aparu/Futel foram Mauro Evaristo de Sousa (Aparu/Futel), ouro no arremesso do peso F63 e Rodrigo Parreira (Aparu/Futel), ouro no salto em distância e prata nos 100 metros rasos.

Também conquistaram medalhas os paratletas de natação do Praia Clube Vanilton Nascimento Filho (ouro no revezamento 4 x 100 medley, ouro no revezamento 4 x 100 livre, ouro nos 100 metros borboleta, prata nos 100 metros livre, bronze nos 400 metros livre e bronze nos 50 metros livre), Laila Garcia (ouro nos 100 metros peito, ouro nos 200 metros medley, prata no revezamento 4 x 100 medley, prata nos 50 metros livre, prata nos 100 metros livre, bronze nos 400 metros livre e bronze no revezamento 4 x 100 livre) e Guilherme Batista Silva (prata nos 100 metros peito, prata nos 400 metros livre, bronze nos 50 metros livre e bronze nos 200 metros medley. Sem contar o paratleta de ciclismo Eduardo Pimenta (ouro na prova de ciclismo na estrada e prata na prova contra relógio).

O Brasil ficou em primeiro lugar no geral ao conquistar 308 medalhas (124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes) e obter a melhor campanha de todos os tempos em Parapan-Americanos, ultrapassando o recorde do México, que havia conquistado 307 medalhas em 1999.

Boneco Milco

Na oportunidade, Alberto Martins da Costa, diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, entregou o boneco Milco, mascote dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, ao prefeito Odelmo Leão. Ele também destacou a importância do trabalho desenvolvido em Uberlândia. “Há muitos anos, o prefeito Odelmo Leão é um grande incentivador do paradesporto, e só temos a agradecê-lo por isso. Sua relação com as modalidades paralímpicas é antiga e marcada por muitas conquistas significativas”, afirmou.

O diretor-geral da Futel, Edson Zanatta, também lembrou o apoio dado pela fundação ao paradesporto de Uberlândia. “Hoje temos 157 paratletas e oferecemos a eles: repasses financeiros, professores, estrutura para treino – como o UTC, o SESI Gravatás e o CIE – e serviços de saúde, como fisioterapia, auriculoterapia, consultas em todas as especialidades médicas, exames, vacinação e serviços odontológicos”, completa.