Ivan Santos*

As regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba são consideradas em Minas Gerais como um estratégico polo logístico com importância nacional porque, através de modais diversos, leva mercadorias e outros bens econômicos, principalmente os do agronegócio, às principais regiões do território nacional. Uberlândia, há algum tempo, é considerada a Capital da Logística e do Agronegócio no Brasil Central e aqui estão localizados os principais atacadistas comerciais do Estado de Minas.
Há muito tempo a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia tem se esforçado para consolidar esta cidade como um Centro Logístico destacado no Brasil e tem encontrado no prefeito Odelmo Leão um parceiro de importância capital para implantar e modernizar uma plataforma logística multimodal na cidade. Ontem, Odelmo Leão divulgou pela Internet as seguintes informações: “Hoje, me reuni com empresários, os deputados estaduais Luiz Humberto e Leonídio Bouças, o presidente da Câmara, Baiano, vereador Wilson Pinheiro e outros vereadores e o professor Athayde, da Héstia Consultoria, para uma importante reunião sobre o sistema logístico do nosso Estado. Fizemos um estudo minucioso sobre os gargalos da logística de Minas Gerais e quais os investimentos devem ser priorizados para escoar, de maneira mais eficaz, a produção. Se ficarmos parados agora, teremos um prejuízo de, pelo menos, 10 anos no desenvolvimento do Estado. Nosso próximo passo é apresentarmos o projeto finalizado ao Governador Zema e o Presidente Bolsonaro”.
O prefeito, político e administrador público com vasta experiência, percebeu que há hoje no Brasil uma disposição, principalmente entre os empresários, para sair do clima de recessão e voltar a produção econômica com um PIB Nacional acima de 2,5% a partir do ano que vem e tratou de se antecipar com medidas realistas e necessárias para não perder o trem da história. Por isto, Odelmo Leão assumiu a liderança para preparar um projeto de reativação da produção econômica regional com base na ampliação e modernização de modais logísticos. Em seguida, o prefeito de Uberlândia deverá apresentar o Projeto ao governador Zema e ao presidente Bolsonaro e, naturalmente, pedirá apoio para a realização do plano. O prefeito Odelmo Leão não dorme de touca.

*Jornalista