Ascom/PMA

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria de Saúde, realizou mais uma ação com o objetivo de combater a disseminação dos vírus da dengue, zika e chikungunya.
O Comitê de Enfrentamento ao Aedes Aegypti realizou uma reunião com representantes das diversas secretarias municipais, da Polícia Militar, Bombeiros, associações de bairros e igrejas, com o objetivo de sensibilizar todos para o combate do mosquito, estabelecendo um espaço de diálogos e troca de experiências entre os participantes.
Guilherme Afonso, Secretário de Saúde, ressaltou a importância de toda a população participar efetivamente do combate ao mosquito. “É imprescindível que a população colabore nessa força tarefa, seja recebendo bem o agente epidemiológico, realizando a limpeza dos próprios quintais, eliminando recipientes que podem se tornar criadouros ou até mesmo denunciando a situação de terrenos vazios com lixo que possa acumular água. Nós estamos no verão, um período crítico, pois o clima tropical com sol e chuvas favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.”
De acordo com o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em janeiro, apresentou um índice de 4,1%. Os principais focos foram encontrados nas residências, confirmando a necessidade da população se envolver mais efetivamente nessa luta.
Uma nova ferramenta para combater a epidemia será usado a partir de segunda-feira (18). O UBV pesado, equipamento conhecido como Fumacê irá percorrer os bairros com maior índice de casos prováveis de dengue.
“Devido à alta incidência de casos prováveis da doença no município, é necessária a aplicação do Fumacê. Dessa forma, acreditamos que poderemos fazer o bloqueio da transmissão da doença. Por isso pedimos aos moradores que recebam os agentes de combate a endemias em suas residências e também ao perceber a presença do Fumacê que possam abrir portas e janelas para um efetivo combate ao mosquito”, informou o coordenador do Departamento de Zoonoses, Vicente Oliveira.
O prefeito Marcos Coelho de Carvalho atento à situação atual, afirmou sua preocupação com os vírus transmitidos pelo mosquito. “Estamos usando todas as armas possíveis para combater o mosquito e garantir a saúde dos cidadãos araguarinos. Ainda não surgiu uma vacina eficaz contra a dengue, zika e chikungunya. As técnicas mais tradicionais de combate aos focos são fundamentais: evitar o armazenamento de água parada, limpar calhas e caixas d’água com frequência, evitar acúmulo de lixo e colocar areia nos pratos e vasos de flores. Com o envolvimento de toda a população e o trabalho diuturno da equipe de controle de zoonoses, venceremos mais essa luta.”