SECOM/PMU

As unidades municipais de saúde de Uberlândia já começaram a receber os novos equipamentos que auxiliarão nos serviços prestados à população de Uberlândia. Uma iniciativa que reflete a importância dada pela administração municipal à comunidade. Ao todo, mais de 800 itens serão distribuídos para aprimorar o atendimento oferecido pela atenção primária, urgência e emergência. A aquisição dos materiais ocorreu por meio de emendas parlamentares do prefeito Odelmo Leão, enquanto deputado federal.

Uma das primeiras unidades que receberam os novos equipamentos foi a UBS Tocantins. Entre os itens estavam cadeiras, macas com grade de proteção e cadeiras de rodas. Equipamentos essenciais para o bom atendimento, segundo a enfermeira e coordenadora da unidade, Vanessa Duarte. “Esses materiais serão extremamente úteis em vários setores. Vamos aprimorar as salas de procedimentos e de curativos, além de trocar as cadeiras das salas de espera, bem como de onde acontecem as reuniões em grupo com os pacientes”.

O aposentado Humberto José de Novaes estava na unidade e viu quando os equipamentos foram descarregados do caminhão. Participante do grupo de hipertensos e diabéticos, ele comemora a chegada dos novos materiais. “Quem viu a situação dessa unidade no passado, nem reconhece hoje. A equipe é fantástica, sou bem acolhido e não tem mais fila para conseguir atendimento. Agora, com equipamentos novos, vai ficar melhor do que já estava”.

Bem próximo à UBS Tocantins, a enfermeira e coordenadora Nubia Kellem estava na espera dos equipamentos novos e fez questão de receber a equipe na porta da unidade. A enfermeira agora tem novos armários, cadeiras, mesas, balanças, entre outros. “Estávamos com materiais antigos na unidade. Vamos trocar boa parte deles, garantido mais conforto para a nossa comunidade e agilidade no atendimento. Com a nova balança, por exemplo, o paciente poderá ser pesado na sala do médico, sem ter a necessidade de ir ate a sala da enfermagem”, comentou.

Melhorias

Entre os equipamentos, destaque para 27 consultórios odontológicos completos; balanças (pediátricas, para adultos, crianças e obesos); cadeiras de rodas; macas (ginecológicas e convencionais); suportes de coleta de sangue e soro; carrinhos de emergência e de curativos; braçadeiras; biombos; esfignomanômetros (instrumentos que medem a pressão sanguínea e arterial); estetoscópios; nebulizadores; dentre outros itens.

Todas as unidades básicas de saúde, além de seis Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), receberão os materiais. Uma conquista que, para a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira, garante melhorias em todo o ambiente hospitalar.

“É algo que todos têm a ganhar. Todas as unidades de saúde receberão algum tipo de equipamento, conforme a necessidade. Esses itens representam nossa preocupação com a qualidade no atendimento ao cidadão e também naquele prestado pela equipe, com a garantia de segurança, conforto e bem-estar aos profissionais e pacientes”, destacou.