Araipedez Luz – Secom/PMU

Retomadas em janeiro deste ano pelo prefeito Odelmo Leão, as obras do Parque Aquático Municipal já contabilizam avanços importantes. Nesta semana, os 20 aquecedores da piscina olímpica começaram a ser instalados. Os equipamentos têm, em conjunto, capacidade para esquentar mais de três milhões de litros de água.

Simultaneamente, os mais de 20 operários montam ainda a laje da galeria técnica, limpam o fundo da piscina e fazem tratamento das arquibancadas para garantir a impermeabilidade da estrutura de alvenaria. Nos próximos dias, acontece a concretagem da galeria e o início do processo de impermeabilização da piscina, bem como a montagem das partes hidráulicas e elétricas dos aquecedores.

“São inúmerosos benefícios que o Parque Aquático vai trazer para a população de Uberlândia. Nós teremos estrutura adequada para incentivar a prática de esportes na água, formar atletas e receber competições de alto rendimento. A conclusão das obras é uma das prioridades da gestão e foi determinada pelo prefeito Odelmo Leão”, explicou o secretário de Obras, Norberto Nunes

O Parque

Construído ao lado da Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho), complexo tem área total superior a 6 mil m² e contará com arquibancadas para aproximadamente 1,3 mil pessoas, uma piscina olímpica semi-aquecida (25x50m e 3m de altura), que segue todas as exigências da Federação Internacional de Natação (Fina), além de área de alimentação, sanitários e galeria técnica de 1.200 m².

As obras contam com recursos na ordem de R$ 5,9 milhões, por meio do convênio firmado entre a Prefeitura de Uberlândia, Governo de Minas e Governo Federal. A Administração Municipal, que é a gestora executiva do projeto, fez a doação do terreno e efetuou as obras de terraplanagem. A partir de agora, para dar continuidade e finalizar o projeto, entrou também com aporte de mais de R$ 850 mil para pagar ajustes do contrato (correções e atualizações do custo da obra).

Histórico

De autoria do prefeito Odelmo Leão, o projeto teve início em 2008 graças a uma emenda parlamentar do ex-deputado federal João Bittar. A emenda resultou posteriormente em um convênio firmado entre a Prefeitura de Uberlândia, o Governo de Minas e o Governo Federal.