Comunicação DMAE

A recuperação das nascentes é uma realidade no Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), por meio do Programa Buriti, implantado há quase uma década. E os resultados são vistos nas propriedades beneficiadas, seja pelo aumento do nível da água nos mananciais ou por algumas nascentes que estavam secas e voltaram a brotar água. O programa atende as áreas localizadas nas bacias do ribeirão Bom Jardim, rios Uberabinha e Araguari.

“Uma de nossas prioridades é cuidar das nascentes, porque só assim garantiremos o abastecimento de água de qualidade à população da cidade e também para as propriedades rurais”, disse o supervisor de projetos ambientais do Dmae, Celismar Costa.

Nesta semana o programa realiza o plantio de cinco mil mudas na Fazenda Douradinho, uma das propriedades atendidas pelo programa em 2018. De janeiro até agora, cerca de 56 mil mudas foram plantadas pelo projeto e, até o fim do período chuvoso, esse número deve chegar a casa das 65 mil unidades em 16 localidades. “Inicialmente íamos atender 13 locais, mas regeneração natural de algumas áreas permitiu aumentar a quantidade de fazendas beneficiadas nesta etapa, passando de 13 para 16 fazendas”, explica Celismar Costa. Além da Fazenda Douradinho, a Fazenda da Onça também vai receber plantio de mudas ainda nesta semana.

Ampliação

Além das propriedades das bacias do rio Uberabinha e ribeirão Bom Jardim, neste ano, o Programa Buriti passa a atender as áreas da bacia do rio Araguari (onde está sendo construída a Estação de Captação e Tratamento de Água Capim Branco). Cerca de 15 produtores já manifestaram interesse em participar da iniciativa. Quem aderir ao projeto receberá gratuitamente o cercamento das áreas de proteção, será beneficiado com plantio de mudas e por outras ações do Buriti.

Programa Buriti

A excelência do programa resultou na participação do prêmio da Agência Nacional de Águas (ANA). A certificação da contribuição foi entregue ao Dmae no começo deste ano.

Criado em 2008, o Buriti já realizou o plantio de mais de 220 mil mudas de espécie nativas e construiu mais de 400 metros lineares de cerca, além de recuperação de estradas e barraginhas. E tudo isso sem custo para os produtores rurais.

Para saber mais detalhes sobre o Programa Buriti ou se cadastrar como produtor, basta entrar em contato pelo email programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3233-2564.