Ferramenta da Prefeitura de Uberlândia está disponível para download e vem com manual de instrução completo para aproveitamento eficiente

Divulgação/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Com a proposta de ser uma ferramenta para garantir o acesso da população, de forma rápida e fácil, aos serviços de saúde, o aplicativo “Saúde + Uberlândia” está disponível na Play Store para os usuários de Android. O app foi lançado recentemente pelo prefeito Odelmo Leão e conta com recursos que permitem acesso a diversas informações importantes na palma da mão, como agendamentos de consultas e exames, acompanhamento em tempo real de como está o fluxo de atendimento das oito Unidades de Atendimento Integrado (UAI) da cidade e notícias.

Ainda no ícone “Notícias”, o usuário encontra o manual de instruções completo do recurso (confira abaixo), para um aproveitamento com o máximo de eficiência.

Veja como usar o app:

Primeiro uso
• Acesse a Play Store (Android) e baixe o app “Saúde + Uberlândia”
• Abra o app e clique em “Saúde + Uberlândia”
• Complete o cadastro com seus dados e crie uma senha
• Leia os “Termos de uso” e marque a caixa “Ao se cadastrar você concorda com os termos de uso”
• Clique em “Cadastrar Usuário”.
Agora é só entrar com o seu CPF e sua senha!

Como funciona
Depois de logar, o usuário tem acesso a uma tela com quatro ícones: “Agendamentos”; “Notícias”; “Avisos” e “UAIS”. Vamos ver como funciona cada uma delas:

– Agendamento
Ao clicar em “Agendamento”, o usuário tem acesso às informações sobre todas as suas consultas que foram agendadas presencialmente nas unidades básicas de saúde e de especialidades do município. Também será possível saber sobre agendamentos Central de Regulação do Município no caso de especialidades.

– Notícias
No ícone de notícias, é possível acessar diversos conteúdos e informações interessantes.
Ao clicar na notícia, o usuário tem detalhes da matéria na íntegra.
Nesse ícone, o usuário também tem acesso a informações sobre atualização do cartão de vacinas e das campanhas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

– Avisos
No ícone “Avisos”, são emitidos alertas sobre a data da consulta agendada: um dia antes para consultas da atenção básica e quatro dias antes para consultas de especialidades.

Ao clicar no aviso, o app abre uma mensagem de confirmação:
• Clicando em “Sim”, a consulta será confirmada, indicando que o paciente irá comparecer à consulta.
• Clicando em “Não”, aparecerá uma nova mensagem para confirmar o cancelamento da consulta.
Também é possível opinar sobre o atendimento de saúde por meio de uma pesquisa de satisfação do atendimento recebido para preenchimento.

Um dia antes, o aplicativo também emite lembretes sobre exames agendados que precisam ser realizados.

– UAIS
Nesta seção, o cidadão que precisar de cuidados de urgência poderá ver em tempo real como está o fluxo de atendimento de determinada Unidade de Atendimento Integrado (UAI).

É possível acompanhar as seguintes informações em tempo real: pacientes aguardando acolhimento, bem como sua classificação de risco, pacientes aguardando consulta e quantidade de médicos atendendo na unidade.

Ao clicar em “Abrir mapas”, ao lado de cada UAI, abre-se a rota de onde o paciente se encontra até a unidade solicitada.

Pronto! Agora é só o munícipe ir até a unidade de saúde mais próxima da sua casa, agendar a consulta e acompanhar as notícias no aplicativo!