Cerca de 20% de toda área foi asfaltada nesta semana

Divulgação/Dmae

As obras do Sistema de Captação e Tratamento de Água Capim Branco, localizadas próximo à comunidade da Tenda do Moreno, seguem em ritmo avançado. Nesta semana, foi executado o asfalto de cerca de 20% da área, que conta com uma extensão total de aproximadamente 16 mil m².

As equipes já trabalham na preparação do solo para a pavimentação asfáltica de outra área na próxima semana. O processo começa com a terraplanagem, seguida de preenchimento do trecho com pedras. Depois, o material é compactado para receber a emulsão asfáltica, que faz a liga com a base.

O vice-prefeito e diretor geral do Dmae, Paulo Sérgio Ferreira, destacou que a pavimentação na entrada da Estação de Tratamento de Água (ETA) indica o avanço da obra. “Estamos terminando a parte civil e nossa previsão é começar a fase de testes em maio, dentro do cronograma planejado. O trabalho continua em ritmo acelerado para, em breve, entregarmos mais essa obra à comunidade”, destacou.

Além da ETA, a estrutura compreende duas adutoras com extensão de 20 km, uma caixa de transição com capacidade de 500 mil litros e um canal de captação de água bruta. Após a conclusão da primeira etapa, o sistema Capim Branco, aliado aos sistemas Bom Jardim e Sucupira terão capacidade para fornecer água para 1,5 milhão de habitantes.

Capim Branco

O sistema começou a ser idealizado em 1995, sendo retomado e financiado em 2012, durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão. O investimento da primeira etapa, cuja previsão de entrega é em 2020, será de aproximadamente R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos.