Ascom/PMA

Terça-feira passada, o secretário de Políticas Sobre Drogas de Araguari, Ailton Oliveira Sousa, esteve em Belo Horizonte em busca de uma parceria com a SUPEC – Subsecretaria de Políticas de Prevenção à Criminalidade. O Secretário foi recepcionado pela Subsecretária de Estado, Andreza Rafaela A. Gomes, que recebeu prontamente a reivindicação para a instalação do PRESP – Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional, realizado pelo Estado, que trabalha com indivíduos que sofreram privação da sua liberdade, para que não sofram a exclusão social por conta dessa experiência e, por sua vez, acabem reincidindo criminalmente.
Em Araguari, um programa semelhante a esse vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas com o apoio do Presídio Municipal, da CEAPA (Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas) e do CAPS-AD (Centro de Apoio Psicossocial – Álcool e outras drogas). Desde agosto de 2017, esse programa vem oferecendo um acolhimento especial aos familiares dos pré-egressos e egressos do Sistema Prisional que possuem histórico de uso de substâncias psicoativas.
As reuniões, que acontecem uma vez por mês, contam com o atendimento de profissionais como psicóloga, assistente social e psicopedagoga, objetivando o apoio às famílias dos detentos e dependentes químicos que estão retornando à sociedade. A maioria destes, por sua vez, apresenta vínculos familiares fragilizados ou rompidos em consequência do uso e abuso de drogas, o que causa a codependência da família devido ao comportamento agressivo, ao isolamento e até mesmo aos crimes e delitos cometidos pelo indivíduo dependente químico.
Há uma preocupação também com as crianças pertencentes às famílias dos egressos e pré-egressos. Essas crianças recebem um trabalho de prevenção ao uso e abuso de drogas, uma vez que também são vítimas dessa situação. Estas recebem orientação, atenção e cuidados para que possam vencer a vulnerabilidade e não repetir a história dos pais ou parentes que, hoje, são referência para as mesmas.
”Com a instalação do PRESP pelo governo estadual, poderemos fazer muito mais por esses indivíduos, por seus familiares e principalmente pela sociedade araguarina, pois o nosso objetivo maior é diminuir os crimes e a violência causados pelo abuso do álcool e outras drogas. A Subsecretária Estadual da SUPEC, Andreza Gomes, conheceu o programa já realizado em Araguari e ficou de analisar com maior atenção a questão da instalação do programa estadual. Na quarta-feira teremos uma reunião com o Dr. Felipe Gomes de Araújo, da 7ª promotoria, apresentando o trabalho realizado e pedindo apoio para que o PRESP se instale em nosso município o mais rápido possível,” relatou Ailton Oliveira Sousa.
Ainda na visita a Belo Horizonte, o Secretário de Políticas Sobre Drogas de Araguari foi recebido pela Subsecretária Estadual de Políticas Sobre Drogas, Patrícia Magalhães, e pelo Assessor de Gabinete, Fernando Lanza Filho. Na oportunidade, Patrícia se inteirou dos trabalhos realizados pela nossa Secretaria no decorrer do ano de 2017 e do plano de ação para 2018.
Aproveitando a oportunidade, a Subsecretaria Estadual de Políticas Sobre Drogas agendou uma visita a Araguari e região para a semana do dia 30 de novembro. Visto que os trabalhos realizados pela Secretaria desse município na prevenção ao uso de drogas e no acolhimento e tratamento de dependentes químicos vêm se tornando referência para o estado e até mesmo para o país, Patrícia pretende realizar um maior estreitamento de Araguari com municípios da região para que os trabalhos realizados aqui possam servir como modelo para prefeituras vizinhas.
“Estamos trabalhando arduamente para que possamos minimizar ao máximo a violência causada pelo uso de drogas. A conscientização é nosso maior trunfo, pois através dela podemos ajudar o dependente a resgatar sua saúde e seu arranjo familiar,“ ressaltou o Prefeito Municipal de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).